Importância do Forró de Raiz é destaque no Tribuna Popular
O cidadão Cláudio Henrique Pereira, coordenador regional do Fórum Forró de Raiz, apresentou pautas de interesse coletivo para os forrozeiros e reforçou a necessidade de discussão de políticas públicas para garantir a manifestação cultural do forró tradicional. O pronunciamento ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira (22), durante o projeto Tribuna Popular.
O popular ressaltou que, apesar do Forró ter sido declarado patrimônio cultural imaterial brasileiro, os espaços para esse tipo manifestação musical são cada vez menores.
“O movimento Fórum Forró de Raiz tem uma luta consistente dentro do Brasil, é o movimento que conseguiu, após 10 anos de luta, transformar o forró em patrimônio cultural brasileiro, no dia 9 de dezembro de 2021. Mas, apesar de ter conseguido essa conquista, nós observamos que o São João vem reservando menos espaço para os forrozeiros tradicionais”, disse.
O cidadão destacou que o fórum, do qual ele representa, foi atendido em um pleito para audiência com a ministra da cultura, Margareth Menezes, que irá tratar de políticas públicas de valorização e manutenção para o forró. Cláudio Henrique aproveitou a oportunidade para solicitar apoio dos vereadores para viabilizar sua participação na reunião, como representante de Mossoró.
“Nosso fórum não tem recursos, ele acontece a maior parte pela internet. Fomos requisitados para representar o oeste e o alto oeste potiguar, nesta reunião com a ministra, justamente para discutirmos políticas públicas de valorização do forró. Agradecendo o apoio e sensibilidade pelo espaço nesta casa, estamos buscando apoio para adquirir as passagens, para que possamos representar Mossoró, representando os forrozeiros do Oeste e Alto Oeste potiguar”, concluiu.