Kayo Freire apresenta projeto de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança, do Adolescente e da Adoção

por Wesley Duarte publicado 25/02/2025 17h11, última modificação 25/02/2025 17h11
Kayo Freire apresenta projeto de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança, do Adolescente e da Adoção

Fotos: Cláudio Júnior/CMM

Nesta terça-feira (25), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o vereador Kayo Freire (PSD) apresentou o Projeto de Resolução 7/2025, que propõe a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança, do Adolescente e da Adoção. A iniciativa visa fortalecer o debate e as políticas públicas voltadas para a proteção das crianças e dos adolescentes.

Kayo Freire defende trabalhar políticas públicas focadas nos direitos das crianças e dos adolescentes. Segundo o vereador, a criação da Frente Parlamentar é um passo importante para garantir que os direitos das crianças e adolescentes estejam sempre em pauta na Casa Legislativa.

"Esta Casa precisa estar à frente dos grandes temas, dos grandes problemas da nossa cidade e até mesmo do nosso estado, porque Mossoró é do Rio Grande do Norte. Então, nosso mandato também está apresentando, hoje, a frente parlamentar em defesa da criança e do adolescente. Nossas crianças precisam de um acompanhamento das instituições públicas mais efetivo, e essa Câmara precisa estar presente nessas discussões”, justificou o vereador Kayo Freire.

O parlamentar demonstrou preocupação com a estatística apresentada por conselheiros tutelares sobre ocorrências de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o vereador, os dados levantados pelos conselheiros são alarmantes e merecem atenção do poder público.

“Recebemos, no nosso gabinete, uma comissão de conselheiros tutelares da 34ª zona, onde eles nos passavam as estatísticas: mais de 30 atendimentos por mês é sobre exploração sexual de nossas crianças e de nossos jovens. Sabemos que a promotoria pública faz a sua parte, os conselheiros tutelares fazem a sua parte, e aqui eu quero também dar a nossa contribuição no fortalecimento de políticas públicas e de garantia de direitos para as nossas crianças e para os nossos adolescentes”, disse.

Cooperativismo

Ainda durante o pronunciamento, Kayo também fez uma importante ressalva sobre cooperativismo, destacando Mossoró como cidade pioneira, com a criação da primeira cooperativa entre os municípios do Estado. O vereador ressaltou a relevância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico local e colocou seu gabinete à disposição para trabalhar pela criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo.