Lamarque propõe criação de três polos para fomentar economia mossoroense

por Sérgio Oliveira publicado 10/03/2021 15h05, última modificação 10/03/2021 15h05
Vereador também indica a criação de um novo mercado do Vuco Vuco na cidade
 Lamarque propõe criação de três polos para fomentar economia mossoroense

Vereador Lamarque Oliveira na Sessão Ordinária do dia 10 de março de 2021. Foto: Edilberto Barros

Diante do desmonte permanente da exploração do petróleo em Mossoró e das frequentes crises da indústria salineira, o vereador Lamarque (PSC) levantou o debate na Câmara Municipal de Mossoró, no sentido de viabilizar novas alternativas de emprego e renda. Como base de várias indicações para que vereadores e Poder Executivo possam discutir o tema, ele promoveu visitas a diferentes setores do comércio, inclusive a empresários de outros estados com interesse em investir na cidade de Mossoró.

Em foco mais local, a proposta de Lamarque se volta para a criação de um novo mercado de comércio livre, denominado por ele de Vuco Vuco II. “A nossa proposta tem como ideia central reunir comerciantes de diferentes pontos da cidade, que esperam ser deslocados para um setor no qual o consumidor possa se fazer presente”, defendeu. A proposta do vereador é de que o novo Vuco Vuco seja instalado no prolongamento da Avenida Rio Branco, no cruzamento das ruas Nísia Floresta e Almirante Barroso, no bairro Alto da Conceição.

Polo

Em proposta mais abrangente, no sentido de atender aos médios e grandes investidores, Lamarque comunicou haver protocolado indicações para a criação de três novos polos em Mossoró. São eles: O segundo Polo Industrial, além de melhorar a estrutura do já existente, somado com a instalação dos polos Moveleiro e da Saúde. No caso do segundo polo industrial, propõe ele, o espaço seria um terreno no Alto do Sumaré.

Já o polo moveleiro iria agregar interesses de empresas brasileiras e também estrangeiras, que já manifestaram interesse no investimento em Mossoró. “Isso também melhoraria a concorrência, por exemplo, no mercado dos móveis planejados na cidade”, acrescentou. Por fim, disse o vereador Lamarque, o polo da saúde iria facilitar a instalação de novos serviços no setor.

Ainda na defesa da geração de emprego, o vereador comunicou aos seus pares que esteve em Natal onde se reuniu com representantes do setor de Call Center e existe o interesse na instalação de mais dois em Mossoró. Para isso, é preciso o apoio no sentido de doação do espaço adequado, caso contrário, a tendência é a transferência das empresas para outros estados. Havendo o esforço da Câmara e da prefeitura, entende o vereador, a contrapartida seria a contratação de trabalhadores mossoroenses, já que no Ceará, quando se instala um Call Center, o trabalhador contratado é local. “Se fechar o comércio, muitos deles não irão reabrir. Comércio aberto, emprego garantido”, disse Lamarque. Se for viabilizada a vinda dos dois novos empreendimentos para Mossoró, somente um deles tem previsão de gerar 7 mil empregos diretos, afirma Lamarque.