Larissa cobra solução para dívida com Liga contra Câncer

por Regy Carte publicado 16/02/2022 12h24, última modificação 16/02/2022 12h24
Vereadora alerta para prejuízos a pacientes, com suspensão de serviços
Larissa cobra solução para dívida com Liga contra Câncer

Vereadora Larissa na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira, 16 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (16), a vereadora Larissa Rosado (PSDB) cobrou posição urgente do Poder Público quanto ao débito com a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). A entidade comunicou a suspensão de atendimento, a partir desta quarta-feira, em razão de dívidas do Governo do Estado e Prefeitura de Mossoró, as quais, segundo a LMECC, superam R$ 14 milhões.

“A LMECC é uma instituição filantrópica que depende exclusivamente dos referidos repasses para honrar seus compromissos, e em decorrência dos citados atrasos a Liga não está conseguindo efetuar pagamento de alguns fornecedores, bem como prestadores de serviços, afetando diretamente seu funcionamento”, anunciou a entidade, em nota lida por Larissa.

A vereadora pediu solução urgente, para que a LMECC não suspenda o atendimento. “O que está em jogo é o tratamento de dezenas de pacientes contra o câncer. Os pacientes e suas famílias precisam ter respeitado o direito à assistência à saúde. Por isso, convoco a união da Câmara Municipal em torno desse tema”, conclamou Larissa.

Segundo ela, a Liga Mossoroense é referência no tratamento oncológico em Mossoró e região, atendendo aproximadamente 64 municípios, compreendendo as II, IV e VI regiões das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP), com um fluxo de aproximadamente 500 pacientes/dia em suas duas unidades hospitalares.

“Portanto, o Poder Público precisa tomar providências urgentes e definitivas para que não se repitam os atrasos dos repasses, que, aliás, são recorrentes”, reivindicou Larissa, para quem os pacientes de câncer que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) não merecem passar por essa situação.