Larissa Rosado reforça luta contra violência e em defesa da mulher
Dizer não à violência e, principalmente, levantar a bandeira de luta em defesa da mulher vítima de agressão física, psicológica e sexual deram o tom do pronunciamento da vereadora Larissa Rosado (PSDB), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, na manhã da terça-feira, 13. Usando o fato de repercussão nacional envolvendo Iverson de Sousa Araújo, o “DJ Ivis”, que espancou a sua ex-mulher Pamella Holanda, a vereadora cobrou ações locais em defesa da mulher mossoroense.
Especificamente sobre o caso noticiado pela mídia em todo o Brasil, Larissa fez uma reflexão que acaba afetando todas as mulheres vítima de violência. “Imagino quantas vezes ele foi agredida até tomar coragem e denunciar seu agressor através das redes sociais. Porém, a reação foi imediata por parte da sociedade, como por exemplo o cantor Xandy, que suspendeu a sociedade com o DJ Ivis, as plataformas digitais e as rádios que deixaram de tocar suas músicas”, destacou, acrescentando a reação de vários artistas, homens e mulheres, condenando o ato.
Larissa justificou a citação do caso nacional para chamar, em seguida, o debate para o âmbito local. Segundo ela, é preciso saber o que acontece em Mossoró e no Rio Grande do Norte. Na sequência, citou números da Agência Patrícia Galvção, mostrando de forma real a violência contra a mulher.
De acordo com os dados apresentados, uma mulher a cada 10 minutos é vítima de estupro. A cada dia que passa, três mulheres são vítimas de feminicídio. Os números negativos seguem, com 30 mulheres que sofrem agressões físicas por hora, além de 76% das mulheres que já foram vítimas de violência e assédio no trabalho e mais 97% que dizem que já foram vítimas de assédio em algum meio de transporte.
Reforçando a defesa de que essa cultura machista da sociedade precisa mudar, Larissa Rosado pede à população consciente que não se cale e não desista. Mesmo que seja dado apenas um passo a cada dia, homens e mulheres precisam manter a luta viva e perene.
“Toda pessoa tem uma mulher na sua vida que precisa ser respeitada. A pandemia também fez aumentar a violência contra a mulher de forma assustadora”, lembrou. A vereadora também defende que essa mudança precisa acontecer, a partir das orientações nas escolas somadas a medidas sérias e duras contra os agressores.
Enfim, cobra a vereadora, que os entes públicos, como a Prefeitura de Mossoró, precisam instalar uma rede de proteção a mulher. “A rede de proteção somos todos nós, porém a presença de políticas públicas garantindo oportunidade de emprego no mercado de trabalho em favor das mulheres, é um passo importante para a sua independência”, destacou.
As agressões físicas e psicológicas muitas vezes se mantém por conta da dependência financeira da mulher, tornando mais difícil a sua liberdade. Com mais oportunidade no mercado de trabalho, defende Larissa, a mulher poderá seguir o seu caminho.
Por isso, ela reforça a luta para que a Prefeitura de Mossoró apresente um programa sério em favor da mulher. Lembrando que a vereadora Marleide Cunha já apresentou projeto nesse sentido, Larissa concluiu sua fala, reforçando o pedido de oportunidade de trabalho e proteção, por exemplo, em favor da mãe solteira. Larissa reafirma seu compromisso em defesa da mulher mossoroense, potiguar e brasileira que precisa de oportunidade e proteção.