Larissa Rosado registra o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural
Vereadora Larissa Rosado lembra Dia do Patrimônio Histórico e Cultural e ressalta história de Mossoró. Foto: Edilberto Barros/CMM
Abordando três temas distintos, a vereadora Larissa Rosado (PSDB), utilizou o pequeno expediente em mais uma sessão da Câmara Municipal de Mossoró para falar de cultura, saúde e segurança. Em sua fala, ela registrou a passagem do Dia do Patrimônio Histórico e Cultural para em seguida tratar da situação dos ostomizados de Mossoró, e concluiu com a questão da segurança rural.
Nesta terça-feira, dia 10, comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural. A vereadora utilizou o espaço, no pequeno expediente, para lembrar a importância da data na cidade de Mossoró. “Eu costumo dizer que nós temos um mossoroense correndo nas veias e, aproveitando a data, lembramos que nós temos a primeira eleitora inscrita da América latina. Aqui lembramos do Motim das Mulheres. Nós temos história de resistência, como é a resistência ao bando de Lampião”, citou Larissa, lembrando que é muita história para contar.
Histórias que são representadas através de eventos culturais, tais como o Chuva de Bala no País de Mossoró, Alto da Liberdade e Oratório de Santa Luzia. Esse também é um dia, lembrou a vereadora, para lembrar da preservação dos prédios históricos que existem na cidade e o seu tombamento. Citou ainda a proposta de realizar um serviço de urbanização próximo à ponte no Alto da Conceição, o que iria garantir o fortalecimento na luta pela preservação da memória da cidade. Memória essa, para a atual e futuras gerações.
No segundo ponto do seu pronunciamento, a vereadora comunicou aos seus pares que foi procurada pelos ostomizados de Mossoró na busca de melhores condições no seu atendimento. Lembrou Larissa, que existe um espaço disponível para esse público reivindicando da prefeitura que possa abrir o Centro de Reabilitação, garantindo a essas pessoas que usam bolsa de colostomia melhores condições de assistência. “Essas pessoas precisam ter acesso a bolsas de colostomia de qualidade, acesso a psicólogo, médico e nós temos espaço com banheiros adaptados entre outras condições mais favoráveis”, concluiu.
Fechando o seu pronunciamento, Larissa Rosado comentou sobre o Projeto de sua autoria que trata da segurança rural. Esse projeto garante uma ação coordenada do pessoal da segurança publicada. A qualificação profissional para as pessoas que operam com segurança na cidade de Mossoró e buscam economia. A ideia é de uma interação entre Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito e Polícia Civil. O trabalho é detectar qual a comunidade rural que tem mais problemas e, munido das informações, o coordenador de segurança trabalhar rápido e de forma mais orientada em uma ação de troca de informação. A segurança rural é um problema sério em nosso município e precisa ser combatido com inteligência e economicidade.