LMECC e UBSs encaminharão para mamografias na Câmara

por Regy Carte publicado 24/10/2019 12h30, última modificação 24/10/2019 16h46
Mutirão é contratado pelo Poder Legislativo ao Grupo Reviver
LMECC e UBSs encaminharão para mamografias na Câmara

Unidade móvel do grupo Reviver volta a Mossoró para atendimento a mulheres (Foto: Arquivo/CMM)

O mutirão de mamografias em Mossoró, contratado pela Câmara Municipal ao Grupo Reviver e que será realizado de segunda-feira (28) a quarta-feira (30), também terá a parceria da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Caberá à LMECC e às UBSs o encaminhamento para os exames de mulheres, com indicação clínica ou de urgência. Não haverá, portanto, distribuição de fichas na Câmara Municipal, onde as beneficiárias serão acolhidas e ficará a unidade móvel do Grupo Reviver.

Suporte

Assistente social do Legislativo, Edna Gomes explica que o encaminhamento disciplina o atendimento, ao beneficiar mulheres já com o perfil para mamografia e que já aguardam pelo exame na rede pública. Outra novidade este ano é quanto à entrega dos resultados.

“A Câmara receberá os laudos do Grupo Reviver e os encaminhará lacrados para a Liga. Lá, a beneficiária terá acesso ao resultado, com o suporte de equipe especializada e, a depender da conclusão, já será direcionada para o devido atendimento”, informa.

Outubro Rosa

A presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB), acrescenta que as mulheres encaminhadas pela LMECC e UBSs participarão de roda de conversa, na sede do Legislativo, sobre importância da prevenção ao câncer de mama, antes da triagem do Grupo Reviver e o exame.

“É o segundo ano seguido que oferecemos esse mutirão de mamografia, na campanha Outubro Rosa, em mais uma contribuição da Câmara com a saúde da mulher em Mossoró”, acrescenta a vereadora. O atendimento ocorrerá das 7h às 17h, para mulheres a partir dos 40 anos.