Vereador Lucas das Malhas defende Casa da Mulher Brasileira

por Regy Carte publicado 14/07/2021 13h35, última modificação 14/07/2021 13h35
Ambiente atua no acolhimento e orientação a mulher vítima de violência
Vereador Lucas das Malhas defende Casa da Mulher Brasileira

Vereador Lucas das Malhas faz pronunciamento em defesa da mulher (foto: Edilberto Barros/CMM)

O tema da violência contra a mulher continua em pauta nos debates da Câmara Municipal de Mossoró. Na busca de ampliar o leque de opções para atender as vítimas e punir os responsáveis pela ação, o vereador Lucas das Malhas (MDB) propõe a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no Rio Grande do Norte. O espaço, já existente em outras cidades do país, tem como objetivo proporcionar um ambiente de acolhimento e orientação a essas mulheres que sofrem, muitas vezes em silêncio, com a violência que em alguns casos levam a morte.

O vereador Lucas disse que cumpre, assim, uma promessa de campanha, quando foi em busca do voto defendendo a bandeira de luta contra esse tipo de crime em nossa sociedade. “Agora estou fazendo valer essa promessa e luto pela instalação de unidade da Casa da Mulher Brasileira no Rio Grande do Norte”, reforçou.

Devido ao caso do DJ Ivis, como destaque na mídia nacional o ato de agressão a sua ex-mulher, Lucas das Malhas lembrou que existem muitos outros casos, os quais sequer chega ao conhecimento do público. Disse ainda que a Casa da Mulher Brasileira, um programa do Governo Federal, já chegou a Campo Grande (MT), São Luiz (MA), Boa Vista (RO), Curitiba (PR) e em Brasília (DF). O seu pedido,  nesse momento, é para que um somatório de forças possa viabilizar sua instalação também no Rio Grande do Norte.

De acordo com o vereador, essa Casa é para a mulher dar o primeiro passo e denunciar a violência sofrida.  O local dispõe de uma Delegacia da Mulher, Agentes do Ministério Público, Defensoria Pública, enfim, todos os canais necessários para orientar a mulher qual o procedimento jurídico a ser adotado diante dos casos de violência.

Apoio

No mesmo espaço, também será disponibilizada assistência psicológica para que a mulher não se cale e possa encontrar força, apoio e coragem para denunciar seu agressor. A Casa da Mulher Brasileira também disponibiliza dormitório e brinquedoteca para melhor suporte das vítimas.

“Na maioria dos casos a mulher tem receio de fazer a denúncia por não ter para onde ir e não tem independência financeira para se manter e manter seus filhos. Essa Casa oferece cursos profissionalizantes para qualificar a mulher para o mercado de trabalho e assim seguir com sua vida”, informou.

O vereador Lucas das Malhas concluiu o seu pronunciamento, pedindo apoio para que o governo do Rio Grande do Norte possa abraçar essa causa. Ele acrescenta que o projeto, no seu total, custa R$ 13 milhões em média para o Governo Federal. Para equipar, menos de R$ 1 milhão de reais. Entende ele que essa despesa pode diminuir, se o estado disponibilizar o espaço. Isso acontecendo, a fatia federal será apenas no equipamento da Casa.  Em média, 5 mil mulheres são mortas por seus companheiros em todo o Brasil, fora aquelas que sofrem outro tipo de violência.