Lucas das Malhas destaca ações em defesa das mulheres de Mossoró e apresenta novo Projeto de Lei
O vereador Lucas das Malhas (UB), no quinto ano de seu mandato, reforçou seu compromisso com a pauta feminina durante a sessão ordinária desta terça-feira, 25 de março de 2025. Ele destacou que sempre buscou pautar projetos de lei que beneficiem as mulheres de Mossoró, citando, por exemplo, sua atuação na criação da Casa da Mulher Brasileira, um equipamento pioneiro na cidade, que a tornou a primeira fora das capitais e no Nordeste a contar com esse espaço de apoio. “Sempre tento pautar projetos de lei que beneficiem mulheres de Mossoró. No meu mandato anterior, trouxe aqui vários debates que favorecem as mulheres", afirmou.
Lucas também anunciou que, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, será destinado um sábado por mês para ações de saúde voltadas exclusivamente para as mulheres. Além disso, o vereador destacou que, por meio de sua assessoria e colaboradores, foi elaborado um novo projeto de lei com foco na melhoria das condições de atendimento para mulheres que enfrentam a perda de um filho.
O projeto visa garantir que mulheres que sofreram aborto ou perda gestacional sejam acomodadas em alas separadas das mães com bebês nascidos vivos na Maternidade Almeida Castro. “Quando você está na maternidade Almeida Castro e tem um aborto ou perde seu filho, as mulheres ficam na mesma ala das mulheres que têm bebês nascidos vivos. Isso acaba prejudicando o psicológico dessas mulheres, uma verdadeira tortura. Por isso, estamos fazendo este projeto para que essas mães possam ficar em ala separada, para poder passar por esse momento difícil de forma mais digna”, explicou Lucas.