Mamografias na Câmara precisam de encaminhamento médico

por Regy Carte publicado 28/10/2019 13h00, última modificação 28/10/2019 13h00
Beneficiárias necessitam da indicação clínica ou de urgência'
Mamografias na Câmara precisam de encaminhamento médico

Unidade móvel realiza exames de mamografia em Mossoró (foto: Edilberto Barros/CMM)

O mutirão de mamografias em Mossoró, contratado pela Câmara Municipal ao Grupo Reviver e que começou hoje e segue até quarta-feira (30), é feito com base em encaminhamentos médicos da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As beneficiárias precisam da indicação clínica ou de urgência, feita através da LMECC e das UBSs, para ter acesso aos exames. Não haverá, portanto, distribuição de fichas por ordem de chegada na Câmara Municipal, onde as beneficiárias são acolhidas e fica a unidade móvel do Grupo Reviver.

Suporte

A presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB), explica que o encaminhamento disciplina o atendimento, ao beneficiar mulheres já com o perfil para mamografia e que já aguardam pelo exame na rede pública. Também evita possível indicação política para os exames.

Outra novidade este ano, segundo a vereadora, é quanto à entrega dos resultados.  “A Câmara receberá os laudos do Grupo Reviver e os encaminhará lacrados para a Liga. Lá, a beneficiária terá acesso ao resultado, com o suporte de equipe especializada e, a depender da conclusão, já será direcionada para o devido atendimento”, informa.

Outubro Rosa

A presidente da Câmara acrescenta que as mulheres encaminhadas pela LMECC e UBSs participam de roda de conversa, na sede do Legislativo, sobre importância da prevenção ao câncer de mama, antes da triagem do Grupo Reviver e o exame.

“É o segundo ano seguido que oferecemos esse mutirão de mamografia, na campanha Outubro Rosa, em mais uma contribuição da Câmara com a saúde da mulher em Mossoró”, acrescenta a vereadora. O atendimento ocorrerá das 7h às 17h, para mulheres a partir dos 40 anos.