Marleide Cunha defende melhorias na educação e agilidade na nomeação de aprovados em concursos

por Wesley Duarte publicado 19/02/2025 19h40, última modificação 19/02/2025 20h02
Marleide Cunha defende melhorias na educação e agilidade na nomeação de aprovados em concursos

Marleide usa tribuna para defender agilidade na nomeação dos aprovados em concursos

A vereadora Marleide Cunha (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Mossoró nesta quarta-feira (19) para fazer ponderações sobre o discurso realizado ontem (18) na leitura da mensagem anual do Executivo Municipal. Em sua fala, a parlamentar se posicionou sobre o reajuste salarial dos professores, a gestão democrática nas escolas, o funcionamento dos ar-condicionados nas salas de aula e a nomeação dos aprovados em concursos públicos.

De acordo com Marleide, a fala do gestor municipal apresenta alguns pontos que merecem esclarecimentos. A parlamentar explicou que o piso dos professores, estabelecido pelo Ministério da Educação, acumula, de 2021 até hoje, 58%. Ela afirma que o percentual de aumento dado pela Prefeitura nos últimos anos não é maior que o do Ministério.

Marleide justifica: “Os 37% que o prefeito deu não é maior do que os 58% que deveria ter dado, porque é o que define o Ministério da Educação para a valorização dos professores e professoras do nosso município… A verdade é que Allyson Bezerra deu o reajuste de 2022, não deu o de 2023 — que foi 14,95% — deu o de 2024 (3,62%) e não falou em 2025”, disse.

Outro ponto observado pela vereadora foi em relação à gestão democrática. Marleide afirmou que o município deveria ter consulta à comunidade escolar, com votação direta, para escolha dos gestores escolares. A vereadora também fez uma análise da evolução dos indicadores educacionais, mencionando que o município teria regredido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Marleide também questionou sobre o funcionamento dos ar-condicionados nas salas de aula. “Eu desafio a Prefeitura de Mossoró a me mostrar que pelo menos 50% das escolas municipais estão com ar-condicionado funcionando… Eu sei que os ar-condicionados foram comprados em 2022, mais de 6 milhões de reais, porque o prefeito colocou todos no ginásio de esporte; ficaram encaixotados e boa parte continua porque não foram instalados”, afirmou a parlamentar.

Sobre os concursos públicos realizados no ano passado, Marleide pediu agilidade na nomeação dos aprovados. “Tem três concursos: Educação, Saúde e Assistência Social. Nós queremos que chamem imediatamente todos os aprovados no concurso, porque existe a necessidade e precisa ter a qualidade do serviço público”, pontuou.