Marleide Cunha enaltece ursos de Mossoró e sua importância no Carnaval
Marleide destaca o trabalho realizado pelo reconhecimento dos ursos de Mossoró. (Foto: Cláudio Júnior/CMM)
Nesta terça-feira (25), a vereadora Marleide Cunha (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) para destacar que é autora da Lei nº 4050, de 24 de agosto de 2023, que reconhece a manifestação carnavalesca do urso de Mossoró como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A parlamentar ressaltou a importância do reconhecimento para a valorização da cultura local e para o fortalecimento e resgate das tradições populares, especialmente durante o período do carnaval.
“Nós estamos vendo, neste período de carnaval, muitas atividades com os ursos carnavalescos. E isso é muito bom. Isso valoriza a nossa cultura. E é interessante saber que nós, desta Casa, demos um passo importante para que hoje estivesse acontecendo isso. Apresentamos o projeto, virou Lei, e hoje reconhecemos os ursos de Mossoró como Patrimônio Cultural Imaterial do município”, declarou Marleide Cunha.
Reconhecimento à cultura local
Em seu pronunciamento, Marleide também destacou o seu trabalho na valorização das personalidades culturais de Mossoró, enfatizando que teve a honra de homenagear diversos fazedores de arte que atuam no resgate e preservação das tradições culturais do município.
"Essa Casa foi palco de muita cor e muita cultura. Em agosto [passado], nós fizemos uma solenidade para festejar o Dia do Folclore em Mossoró. Criamos o Troféu Urso Monxoró, que foi um troféu construído por uma artesã mossoroense, Carmem, onde homenageamos figuras da cultura local. Homenageamos a dona Marlene, que criou a quadrilha Zé Matuto; homenageamos Concriz, com o Urso Monxoró, que é embolador de coco; homenageamos Marcinho, que é carnavalesco e leva oficina de urso para a comunidade; homenageamos Delgimar, do Maracatu Reis de Paus; e também dona Merideth, que é cordelista", lembrou.
Ainda durante o pronunciamento, a vereadora Marleide aproveitou para citar sua articulação em conjunto com o ex-senador Jean Paul Prates, que destinou emendas parlamentares [à época senador] para a construção de Areninhas em Mossoró. “Quem articulou todo o processo, e aí ninguém diz, mas eu digo e tenho como provar, foi a vereadora Marleide Cunha, que é uma vereadora da oposição, sim, mas trouxe recursos para Mossoró: R$ 1,2 milhão para as areninhas”, explicou Marleide.