Marleide Cunha pede mais atenção a escolas municipais

por Regy Carte publicado 19/06/2024 12h40, última modificação 19/06/2024 12h40
Vereadora chamou atenção para unidades da cidade e da zona rural
Marleide Cunha pede mais atenção a escolas municipais

Vereadora Marleide Cunha, em discurso hoje, alertou para situação em escolas (Foto: Edilberto Barros/CMM)

A vereadora Marleide Cunha (PT) alertou hoje (19), na Câmara Municipal de Mossoró, que a Escola Municipal Evilásio Leão, no sítio Hipólito, pode “cair na cabeça das crianças”. Segundo ela, a unidade está completamente deteriorada, com janelas quebradas, fiação elétrica exposta, biblioteca insalubre e cheia de mofo.

“Que a gestão municipal olhe para a escola do Hipólito”, cobrou.

Ainda sobre educação, a parlamentar transmitiu apelo de professores e professoras com relação à falta de livros didáticos. “Algo básico numa sala de aula, mas chegamos no meio do ano, e ainda não chegaram os livros para todas as crianças”, denunciou, em discurso na tribuna do plenário.

Ela acrescenta que a Unidade de Ensino Infantil (UEI) Menino Jesus de Praga, no bairro Belo Horizonte, uma área carente de escolas, é muito pequena, com salas que não comportam as crianças, risco de choque elétrico, porque há motor na sala de aula, muito próximo aos alunos e alunas.

Ciência

No mesmo pronunciamento, Marleide Cunha ressaltou a importância da audiência pública, sexta-feira (14), realizada pelo seu mandato e pelo mandato da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), com o tema Mulheres e Meninas na Ciência. Marleide considerou a audiência pública uma “potência”.

A mesa da audiência foi composta por mulheres, representantes de instituições que fazem pesquisa, discutindo fomento, igualdade de gênero, desenvolvimento científico e tecnologia, com mais participação feminina.

“Reunimos representantes da Uern, Fapern, programas Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, Ciência no Parque da Ufersa, grupos de pesquisa da Uern, estudantes de pós-graduação e de ensino médio e participantes de feiras de ciências“, registrou Marleide.

Ela acrescenta que, entre os encaminhamentos da audiência pública, está a reivindicação aos poderes executivos estadual e municipal, pela prioridade no orçamento de investimento ciência, pesquisa e tecnologia; editais específicos para projetos de mulheres na ciência; bolsas de estudo para pesquisas, reconhecimento e valorização das pesquisas feitas pelas meninas e mulheres.

Segundo Marleide, há a necessidade de mais mulheres nas áreas engenharia, tecnologia e matemática, setores majoritariamente masculinos. E, para isso, considerou audiência pública um marco, ao reafirmar essa importância e encaminhar ações para concretizar esse pleito.