Saúde presta contas dos primeiros quatro meses de 2021
Audiência, hoje (20), prestou contas da Saúde Municipal entre janeiro e abril de 2021 (foto: Edilberto Barros/CMM)
A Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública para prestação de contas da Saúde do Município, nesta sexta-feira (20), referente aos quatro primeiros meses de 2021 (janeiro a abril). A reunião fechou ciclo de três audiências para prestação de contas da Saúde, no Legislativo de Mossoró.
A primeira, quinta-feira (12), revelou o balanço dos últimos quatro meses do ano passado; e a segunda, sexta-feira (13), trouxe o consolidado de todo ano de 2020.
Na audiência de hoje (20), a Prefeitura apresentou resumo de ações do primeiro quadrimestre de 2021. Destaque para medidas de enfrentamento da Covid-19, cuja pandemia estava em alta no período. É o caso da ampliação de 15 para 35 leitos clínicos na UPA do bairro Belo Horizonte, além de 5 leitos na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Em relação à rede de atendimento em Mossoró, são 454 unidades de saúde, com 747 leitos, dos quais 619 do Sistema Único de Saúde (SUS); 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo 32 na cidade e 13 na zona rural; 475 agentes comunitários de saúde; 71 equipes da Estratégia Saúde da Família, as quais cobrem 69,49% da população.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, o balanço é positivo, apesar das dificuldades do setor. “Tivemos o desafio adicional da pandemia da Covid-19. Mas estamos administrando bem, fizemos plano de contingência, avançamos significativamente na vacinação e os números continuam a melhorar. Mas não podemos baixar a guarda”, frisa.
Além da secretária e de técnicos da Saúde Municipal, a audiência reuniu os vereadores Omar Nogueira, Paulo Igo (que conduziu a reunião, como presidente da Comissão de Saúde da Câmara), Naldo Feitosa, Marckuty da Maísa, Costinha, Lucas das Malhas, Tony Fernandes, Larissa Rosado, Francisco Carlos e Isaac da Casca.