Omar Nogueira denuncia exclusão de feirantes no Vuco Vuco

por Regy Carte publicado 19/06/2024 12h39, última modificação 19/06/2024 12h39
Vereador diz que, apesar de cadastro, há comerciantes que ficarão sem Box
Omar Nogueira denuncia exclusão de feirantes no Vuco Vuco

Omar Nogueira, na sessão de hoje, saiu em defesa de comerciantes (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Omar Nogueira (PV) disse ter sido procurado por comerciantes da feira do Vuco Vuco, com relatos de que não serão instalados em box. Ele abordou o tema em discurso, hoje (19), na Câmara Municipal de Mossoró.

Segundo o parlamentar, são vários comerciantes, alguns dos quais há mais de trinta anos trabalham no Vuco Vuco, relatando a mesma situação.

“Nosso mandato é a favor da reforma e ampliação do mercado do Vuco Vuco, para dar mais dignidade aos feirantes. Mas foi feito um cadastro para os feirantes que trabalham na calçada e foi dito que eles receberiam um box. Porém chegou a informação que não vão ter esse box”, disse.

Omar disse que fez visita à feira e que recebeu relatos, inclusive, de feirantes sendo humilhados e ameaçados que, “se fizer algum comentário, aí que não vão receber o box. Tem feirante que não está dormindo à noite”.

O vereador contou que, em 2022, na calada da noite, a gestão municipal recolheu e chegou a quebrar vários trailers no Vuco Vuco, com a promessa que todos seriam realocados. “E agora chega a notícia que não vão receber o Box. Conversamos com um feirante e ele me disse: ‘Não posso me identificar, vou receber o meu, mas há colegas que estão ao relento e não vão receber’”.

O parlamentar também reclama do atraso para a ampliação do Vuco Vuco. Segundo ele, a obra de mais de R$ 3 milhões, iniciada em 2022, teria prazo de entrega de seis meses, mas já se estendeu até meados de 2024 e não foi entregue.

“Falo em nome dos feirantes, pais e mães de família, que estão ao relento, expostos ao trânsito. Tiraram da calçada e jogaram no meio da rua. Peço o apoio dos demais vereadores, peço que o Ministério Público entre no caso, que investigue o que está acontecendo”,

Ele lembrou que, preocupado com a situação, apresentou projeto de lei estabelecendo que cada feirante do Vuco Vuco recebesse auxílio de R$ 600 reais, durante a reforma do mercado, “mas que a proposta foi derrubada na Câmara a pedido do prefeito”.

Cobal

Omar Nogueira também abordou a reforma da feira da Cobal. “Quando será entregue a reforma da Cobal? Quase R$ 4 milhões, uma obra que caminha a passos de tartaruga. O espaço poderia estar recebendo turistas, com comidas regionais, mas comerciantes estão sendo massacrados. A gestão que aí está só funciona nas redes sociais”, criticou o vereador.

Cidade Junina

No mesmo pronunciamento, Omar Nogueira disse que comerciantes do Mossoró Cidade Junina esperam o ano todo pela festa, muitos já tinham estoque de bebidas, e que o maior patrocinador da festa é o povo de Mossoró.

“Mas teve um patrocínio de empresa privada, gestão dando prioridade a essa empresa. E os barraqueiros relatam que, todo dia, chegam os fiscais, revirando freezer e caixa de isopor, se ver outra marca de bebida, é apreendida, a perseguição é grande. O prejuízo é grande”, disse o vereador, que reivindicou piso intertravado no polo Arraiá do Povo, que “ficou na lama com as chuvas”.