Omar registra reclamações da população em visitas às zonas urbana e rural

por Sérgio Oliveira publicado 15/06/2021 13h47, última modificação 15/06/2021 13h47
Queixas envolvem velório, estrutura de esporte e segurança
 Omar registra reclamações da população em visitas às zonas urbana e rural

Vereador Omar Nogueira apresenta reivindicações de moradores da zona urbana e rural de Mossoró. Foto: Edilberto Barros /CMM

No objetivo de deixar seu mandato mais próximo da população, o vereador Omar Nogueira (Patriota), tem realizado frequentes visitas aos bairros de Mossoró, em seu perímetro urbano, como também estendendo esse contato com os moradores da zona rural. Como resultado, ele narrou aos seus pares, em sessão realizada na terça-feira, 15, que são muitas as reclamações do povo envolvendo diferentes temas que merecem um olhar mais apurado desse poder no sentido de encontrar soluções.

Em suas caminhadas, o vereador Omar tem o cuidado de escolher aquelas comunidades mais carentes. “Conversando com o povo tem muita reclamação, por exemplo, nesse momento de registro de muitas mortes”, desatacou. Omar lembrou a existência, em Mossoró, na área do serviço social da prefeitura, de um departamento que atende a população carente com a doação da urna (caixão), porém não tem sido suficiente. A queixa diz respeito ao momento em que o munícipe vai à casa funerária e essa vem com a com a informação extra de que é preciso pagar uma taxa de R$ 600 e até 700 reais para poder colocar um produto de conservação no corpo.

O ato tem gerado preocupação, já que a família quando procura o serviço social, e é atendida, já demonstra sua situação financeira de não poder arcar com as despesas, por isso considera injusta essa cobrança. “Se o velório é de imediato, não precisa de tal conservação, pois eles da funerária estão querendo até determinar o dia do sepultamento”, afirmou o vereador. Mesmo com a família informando que quer sepultar no mesmo dia, existe casos em que a empresa que presta o serviço diz que só tem vaga para o dia seguinte, o que é considerado um absurdo pelo vereador.

Bactéria

Outra reclamação diz respeito ao período enfrentando pelos pacientes que tem contraído a Covid-19 e recebem o diagnóstico de curado. “Tenho ouvido relatos de pessoas que estão contraindo uma bactéria depois que são internadas e retornam para suas casas e isso precisa ser investigado”, narrou o vereador. Pessoas estão adoecendo e até entrando em risco de morte, por isso a saúde pública precisa se preocupar e fazer algo urgente. De acordo com o vereador Omar Nogueira, tem hospitais ganhando muito dinheiro e a Comissão de Saúde da Câmara precisa investigar que bactéria é essa que vem matando muita gente em Mossoró.

Zona rural

Saindo do perímetro urbano e ao se deslocar até a zona rural, o vereador Omar foi ao Sítio Hipólito. “Lá existe um prédio da UBS que está há muitos anos fechado e abandonado. O governo que passou era um descaso total. Aquela comunidade faz muito tempo que sofre. Peço aos nobres vereadores que vamos acompanhar essa situação e buscar uma solução”, convidou Omar. Hoje, o atendimento acontece em uma igreja e a população se mostra satisfeita pelo fato de já existir um médico no local. A nova gestão vem organizando um trailer que estava abandonado para viabilizar o atendimento odontológico.

Outro pedido das comunidades visitadas diz respeito a estrutura de esporte. Lembrou Omar Nogueira que no bairro barrocas existia 06 campos de futebol. Ele cobra que esses espaços sejam mantidos. “Se hoje existem campos particulares cobrando, não importa, vai quem quer, mas eu cobro que tenha campo público. Se existe privado, vai quem quer, nada contra quem tem seu campo particular, assim como tem plano de saúde. Fui eleito para defender a população de Mossoró e vou cobrar do município”, reforçou, dizendo que os jovens precisam ter espaço e, na condição de vereador ele irá cobrar e fiscalizar.