Ozaniel Mesquita alerta para aumento de casos de HIV/AIDS
Vereador chamou atenção para problemas na infraestrutura de saúde do município, no que tange à competência do Estado. Foto: Edilberto Barros
Durante o mês de conscientização sobre HIV/AIDS, conhecido como Dezembro Vermelho, o vereador Ozaniel Mesquita (União) destacou, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (11), a preocupação com o aumento significativo de casos em Mossoró. Segundo dados apresentados por ele, em 2024 foram registrados 86 novos casos, representando um crescimento de 15% em relação a 2023.
Ozaniel enfatizou a importância da conscientização e das políticas de prevenção. “Sabemos que existe tratamento e meios de prevenção. Hoje temos as Unidades Básicas de Saúde, o Hospital Rafael Fernandes e o Hemocentro, que oferecem serviços e distribuição de preservativos. Precisamos intensificar campanhas educativas e o acesso a esses serviços”, defendeu.
Além disso, o vereador chamou atenção para problemas na infraestrutura de saúde do município, no que tange à competência do Estado. Segundo ele, no Hospital Regional Tarcísio Maia, um leito de UTI, destinado ao isolamento, está bloqueado por falta de um ar-condicionado funcional. “Várias pessoas precisam desse leito e não têm acesso devido a esse problema básico”, denunciou.
Outro ponto levantado foi a situação dos aparelhos de ultrassonografia do hospital, que estão parados há mais de um ano devido a problemas técnicos. Ozaniel apontou o custo elevado de aquisição desses equipamentos e pediu que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tome providências. “Espero que a Sesap veja isso como uma crítica construtiva e avalie a substituição desses aparelhos para garantir o atendimento necessário à população”, concluiu.