Ozaniel Mesquita alerta para situação da saúde mental de Mossoró

por Alessandro Dantas publicado 01/08/2023 12h17, última modificação 01/08/2023 12h17
Vereador mencionou baixa quantidade de leitos disponíveis para internamento de pacientes psiquiátricos
Ozaniel Mesquita alerta para situação da saúde mental de Mossoró

Vereador Ozaniel Mesquita em pronunciamento, nesta terça-feira (1º), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) fez um alerta sobre a atual situação da saúde mental em Mossoró. Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (1°), o parlamentar mencionou baixa quantidade de leitos disponíveis para internação de pacientes psiquiátricos. 

Segundo Ozaniel, entre os anos de 2002 e 2010, o município, que tinha em média 213 mil habitantes, contava com cerca de 200 leitos para internamento, número esse que foi reduzido nos dez anos seguintes (2010-2020), ao mesmo tempo em que a população aumentou. 

“Hoje, na cidade de Mossoró, temos apenas 55 leitos para internamento de pacientes psiquiátricos, sendo 40 leitos masculinos e 15 femininos, eles estão lotados todos os dias”, afirmou o vereador. 

Ozaniel Mesquita relembrou que, atualmente, Mossoró dispõe de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) referência para atender pacientes em surto psiquiátrico, onde, de lá, deveriam ser encaminhados para o Hospital Psiquiátrico Milton Marques, mas, em virtude da baixa quantidade de leitos, isso não acontece. 

“Quando os pacientes chegam a UPA, deveriam passar apenas 12h, mas acabam ficando lá por vários dias, porque o Hospital Psiquiátrico não tem vagas suficientes para os pacientes psiquiátricos. Sem falar ainda da população em situação de rua, onde também se encontram parte desses pacientes”, disse Ozaniel. 

Reflexos

O vereador também demonstrou preocupação com o alto índice do número de suicídios na cidade, o qual, segundo ele, também pode ser um reflexo do baixo atendimento na saúde mental de Mossoró.  

“O índice de suicídio aumentou na cidade de Mossoró, porque os atendimentos não são satisfatórios. Peço aos poderes públicos que venham tomar providências, é inadmissível que a cidade tenha apenas 55 leitos”, frisou. 

Outros destaques

Ainda em seu pronunciamento, Ozaniel Mesquita relembrou o Dia Nacional do Socorrista, comemorado anualmente em 11 de julho. O parlamentar parabenizou os Socorristas de Mossoró, do Rio Grande do Norte e do Brasil, ressaltando a bravura desses profissionais que arriscam sua própria vida para salvarem a vida de outras pessoas. 

Por fim, o vereador relatou a situação da Rua Francisco Pascoal, no bairro Santo Antônio. Segundo ele, a rua está com uma fedentina, com muita água no meio da rua. “Quero pedir providências à Secretaria de Infraestrutura, que olhe a situação dessa rua”, finalizou.