Ozaniel Mesquita pede que todos os enfermeiros do município sejam beneficiados com adicional de 40 %

por Sérgio Oliveira publicado 20/05/2020 13h40, última modificação 20/05/2020 13h37
Concessão do benefício foi anunciado pela Prefeitura de Mossoró essa semana

Vereador Ozaniel Mesquita. Foto: Edilberto Barros

O vereador Ozaniel Mesquita (DEM) comemorou o anúncio da Prefeitura de Mossoró que irá pagar o percentual de 40% que tem direito o corpo de enfermagem no município. Mas o que classificou como boa surpresa, disse  vereador, traz dúvidas quanto ao benefício  ser estendido a toda enfermagem de Mossoró, já que no anúncio da prefeitura consta somente enfermeiros da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Samu.

O vereador considera como enfermagem do município todos aqueles que prestam serviços, desde os que trabalham no Hospital São Camilo até as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “E nos dois casos, nós temos profissionais que recebem pacientes sem a certeza se eles estão ou não contaminados pelo Covid-19, por isso defendo que toda a categoria seja beneficiada com esse percentual anunciado”, destacou o vereador.

Ainda em relação a enfermagem dos quadros da Prefeitura de Mossoró, o vereador Ozaniel Mesquita cobra a renovação do piso salarial e ainda a definição do Plano de Cargo, Carreira e Salários que não vem sendo cumprido. Outro ponto questionado diz respeito aos plantões dos enfermeiros do município que, segundo o vereador, já passam 9 anos sem qualquer reajuste.

Terceirizados

Outro tema levantado pelo vereador diz respeito aos serviços prestados por empresas terceirizadas a prefeitura de Mossoró. O grande problema continua sendo o atraso salarial, como acontece com a empresa Athos, de acordo com Ozaniel, que atrasa dois meses, paga um e fica devendo outro. A situação tende a se complicar mais ainda com o anúncio da retirada de uma das funções, a de digitador.

Hoje, de acordo com o contrato emergencial, existe a possibilidade de, em sua renovação com recepcionistas, motoristas de carros (pequeno porte), ASG e digitador, excluir a última função, digitador. Os novos contratados seriam definidos como recepcionistas. “Não tenho como provar pois não disponho de documentos, mas o servidor já denuncia”, destacou Ozaniel.

A questão aqui teria relação com os valores pagos. Enquanto o digitador tem direito, entre outros benefícios, ao vale alimentação, o recepcionista não possui nenhuma vantagem além do salário fixado, o que representaria uma diminuição salarial em torno de R$ 500,00 de acordo com levantamento feito pelo vereador. Ozaniel disse que irá acompanhar essa questão de perto e trará ao plenário seja qual for o resultado, confirmando ou não a denúncia.