Ozaniel Mesquita reforça importância da doação de sangue
Vereador Ozaniel Mesquita repercute ações de saúde, hoje (12), na Câmara (foto: Edilberto Barros/CMM)
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (12), o vereador Ozaniel Mesquita (União) repercutiu a celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho, e reforçou a importância da doação de sangue.
Segundo Ozaniel, em Mossoró, o Hemocentro, que funciona de 7h às 17h, está precisando sempre repor o estoque de sangue. De acordo com o parlamentar, os benefícios do ato da doação são mútuos, tanto para o doador quanto para o receptor.
“Através da doação de sangue, você tem rastreamento de sangue, principalmente sorologias, como sífilis, hepatite, HIV, entre outras doenças. Procure o Hemocentro, que fica localizado ao lado do HRTM, para fazer a sua doação”, observou o parlamentar.
Mesquita disse que, antes de doar, as pessoas precisam ter, nas 24 horas anteriores, alimentação adequada, boa rotina de sono e não ter feito ingestão de bebida alcoólica.
“Se tiver contraído hepatite após os 11 anos, não pode fazer a doação. Também se tiver tatuagem ou colocado piercing também tem que aguardar um período, pois a pessoa tem contato com materiais perfuro cortantes”, observa o parlamentar.
Além disso, Ozaniel pontua que todas as pessoas que desejam fazer a doação sanguínea passam por um processo de triagem, com aferição de pressão, checagem de temperatura, atendimento do serviço social e, por último, consulta médica ou enfermagem.
“Tudo para ver a situação médica e de saúde da pessoa. Então, fica aqui o convite e o nosso parabéns a todos os doadores de sangue”, frisou.
Saúde
Ainda em seu pronunciamento, Mesquita celebrou a chegada de 16 psicólogos, dois psicopedagogos, oftalmologista e otorrinolaringologista no Centro de Reabilitação do bairro Santo Antônio. “Avanços importantes, a demanda é muito grande. Suficiente não é, precisamos de mais, temos que dizer que estamos recebendo os profissionais”, exalta.
Também na tribuna, o parlamentar registrou os atendimentos dos profissionais da saúde durante o Pingo da Mei Dia, na abertura do ‘Mossoró Cidade Junina’ 2024.
Ozaniel citou exemplo do caso de um homem, de 49 anos, que chegou infartando ao local e, de imediato, após ser atendido pela equipe do Samu, encaminhado à UPA, e antes de 4h já estava na hemodinâmica do Hospital Wilson Rosado.
“Não podemos esquecer que os bravos guerreiros e guerreiras da Saúde dão a vida da melhor forma possível para salvar vidas. Esse era o desejo de quem conhece a saúde, de quando o paciente infartar ele ser atendido dentro da janela de 4h”, concluiu.