Ozaniel pede apoio a Projeto em prol de portadores de diabetes

por Sérgio Oliveira publicado 12/11/2019 14h37, última modificação 12/11/2019 14h37
Vereador quer atendimento prioritário em dia de consulta médica
Ozaniel pede apoio a Projeto em prol de portadores de diabetes

Vereador Ozaniel Mesquita na sessão de hoje (12): defesa de pessoas com diabetes (foto: Edilberto Barros/CMM)

Autor do projeto que tem como objetivo facilitar o atendimento médico aos portadores de diabetes no município de Mossoró, o vereador Ozaniel Mesquita (PL) usou a tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (12), para pedir apoio aos seus colegas, no sentido de votar e aprovar o mais rápido possível. A preocupação do vereador é com a situação dos pacientes, que no dia dos exames médicos precisam encarar um período de jejum.

Essa é uma situação delicada, já que a pessoa diabética precisa manter sua alimentação em períodos controlados. “Sendo assim, o nosso projeto determina atendimento prioritário, principalmente no serviço público no período dos exames, assim como já acontece com idosos e deficientes”, explica o vereador. Para ter esse atendimento prioritário, o beneficiado terá que comprovar a situação, apresentando laudo médico ou exames que confirmem essa patologia.

Para que a clínica fique ciente do benefício, o projeto já determina que a informação seja repassada no ato da marcação da consulta e, ainda de acordo com a proposta em análise na Câmara Municipal de Mossoró, quem não cumprir sofrerá penalidades, por exemplo, multa. O projeto entrará em pauta a partir da quarta-feira, 13, e o vereador espera contar com apoio de toda a casa legislativa.

Ainda falando em defesa dos portadores de diabetes, Ozaniel Mesquita solicita a Secretaria de saúde para que veja a situação das insulinas e insumos (Glicosímetro e fitas), que estão faltando no município. A informação mais recente sobre a situação é de que um novo cadastramento vem sendo feito pela secretaria, já que existem pessoas de outros municípios que estão pegando o material para tratamento em Mossoró.

Saiba mais

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.