Iniciativa promove saúde mental de servidores da Câmara

por Regy Carte publicado 28/09/2018 10h30, última modificação 01/10/2018 13h16
Iniciativa, nesta sexta-feira, abordou prevenção ao suicídio
Iniciativa promove saúde mental de servidores da Câmara

Psicóloga Marina Helena falou a importância de conter sintomas (foto: Edilberto Barros/CMM)

Dentro da política de promoção da saúde do servidor, a Câmara Municipal de Mossoró realizou palestra educativa na campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, na manhã desta sexta-feira (28), na sala de reuniões da Presidência.

Dezenas de servidores e servidoras participaram do momento – iniciativa do Setor de Saúde da Câmara, com palestra da psicóloga Marina Helena. “Falar sobre o problema é a melhor solução. Temos que acabar com o tabu sobre o suicídio”, defende.

Preocupação

No Brasil, o suicídio é considerado problema de saúde pública e tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia, aproximadamente – taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

A média é de 1 morte a cada 45 minutos – algo que pode ser reduzido, segundo a psicóloga Marina Helena. “Pedir e aceitar ajuda é muito eficiente. Conversar com alguém já ajudaria essa pessoa a superar aquele momento de dor”, ensina.

Importância

A presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB), prestigiou o momento e ressaltou significado para o corpo funcional da Casa. “Preocupamo-nos com o ser humano em primeiro lugar, com a valorização da pessoa, para que todos se sintam bem”, diz.

A vereadora parabeniza o Setor de Saúde da Câmara pela iniciativa e agradece a presença dos servidores e da psicológica convidada. “Momentos como esses promovem a saúde do servidor em nome de um atendimento ainda melhor ao cidadão”, observa.