Plenário aprova criação de sistema de avaliação da educação
A Câmara Municipal de Mossoró aprovou, na sessão desta quarta-feira (20), projeto de lei de autoria do vereador Professor Francisco Carlos (PP), que institui o Sistema de Avaliação da Educação Municipal (SIAVE).
O Siave pretende proceder avaliação da aprendizagem e institucional, interna e externa, de cada uma das unidades educacionais e avaliação global da Rede Municipal de Ensino em Mossoró.
O projeto propõe caráter público aos procedimentos: coleta, tratamento, análise dos dados e publicidade dos resultados do processo avaliativo, além de garantir participação de estudantes, professores, supervisores, gestores, funcionários da educação, representantes da sociedade civil, por meio de suas representações nos Conselhos e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SindiSerpum).
“Essa proposta, cuja primeira versão foi apresentada à Câmara Municipal há quase dois anos, leva em consideração o ordenamento jurídico e as diretrizes para uma educação pública de qualidade, de maneira a assegurar o desempenho dos estudantes e a consequente qualidade da educação pública, como estabelecimento de metas e a valorização do mérito educacional”, argumenta o vereador Francisco Carlos.