Popular cobra dignidade para detentos em presídios do RN

por Alessandro Dantas publicado 09/08/2023 12h45, última modificação 09/08/2023 12h46
Maria Joelma Fernandes citou péssimas condições de higiene e alimentação estragada
Popular cobra dignidade para detentos em presídios do RN

Popular Maria Joelma Fernandes na tribuna da Câmara: situação dos presídios no RN (foto: Edilberto Barros/CMM)

Com a presença de familiares de custodiados nas galerias da Câmara Municipal de Mossoró, a atual situação vivenciada por detentos em presídios do Rio Grande do Norte foi destaque na Tribuna do Legislativo. Durante pronunciamento, hoje (9), a popular Maria Joelma Fernandes, mãe de um custodiado, cobrou melhores condições nos presídios potiguares.

Segundo Maria Joelma, é necessário discutir o projeto que prevê a criação do Sistema Estadual e Combate à Tortura (SEPCT), elaborado pelo Governo do Estado e atualmente em debate na Assembleia Legislativa. Para ela, apesar de ser uma problemática no âmbito estadual, a temática também deve ser de conhecimento dos vereadores e vereadoras. 

Entre os problemas enfrentados pelos detentos, a popular citou restrições em visitas de familiares, péssima alimentação, e também falta de renovação dos instrumentos essenciais para higiene pessoal, como escovas de dentes, por exemplo. 

“Pedimos ajuda para quem puder ir nos presídios fazer uma visita. Uma escova de dente é para durar de três a quatro meses, mas só dura três escovações no máximo. A força maior é dos deputados estaduais, mas se tivéssemos apoio dos vereadores e vereadoras nós conseguiríamos”, frisou.

Ressocialização

Ainda em seu pronunciamento, Maria Joelma Fernandes defendeu a importância da política de ressocialização dos detentos. Segundo ela, as pessoas precisam cumprir sua pena de maneira justa, onde, posteriormente, devem ser ressocializadas para não voltarem a cometer crimes. 

“A gente quer que os internos cumpram sua pena e voltem para sociedade feito gente. É para trabalhar e viver uma vida normal. Não estamos falando aqui para defender bandido, estão errados, e devem pagar pelo delito, mas de maneira digna”, afirmou.

Apoio

Após os pronunciamentos, em apartes, os vereadores Zé Peixeiro (PMB) e Omar Nogueira (Patriota) se manifestaram em apoio à causa. Os parlamentares se comprometeram em levar o pleito para as autoridades responsáveis.  

Para Zé Peixeiro, essa situação demonstra a importância de se discutir a importância da política de ressocialização de detentos, pois, segundo ele, todo mundo tem direito a um tratamento digno. “Só sabe e sente essa situação quem passa por isso”, afirmou.

Já o vereador Omar Nogueira citou as poucas iniciativas, por parte do Executivo municipal, que visam a criação de políticas públicas para atender jovens e adolescentes, evitando assim, segundo ele, que jovens entrem na criminalidade.

“É difícil um jovem acordar de manhã e não ter nem alimentação. É preciso apoio às comunidades, não têm empregos e faltam oportunidades”, pontuou Omar.