Professor pede apoio para residência em Saúde da Família

por Amanda Santana Balbi publicado 03/03/2020 12h55, última modificação 03/03/2020 13h49
Programa está sofrendo cortes do Governo Federal
Professor pede apoio para residência em Saúde da Família

Professor da UERN usa a Tribuna Popular. Foto: Edilberto Barros

O professor Rafael Soares, do Departamento de Enfermagem da UERN, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró, na manhã dessa terça-feira (03), para pedir apoio dos vereadores ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

O professor explicou que o Programa, que é uma iniciativa no Governo Federal, vem sofrendo problemas com cortes e falta de reajuste das bolsas. “São quatro anos sem reajuste nas bolsas desses profissionais de odontologia, nutrição, enfermagem que atendem a população carente e desenvolvem um trabalho muito importante junto ao SUS”, afirmou.

Os residentes multiprofissionais atendem nas Unidades Básicas de Saúde e, em Mossoró, desenvolvem diversos projetos como o Espaço da Palavra, Grupo Bem Gestar, Ambulatório LGBT, Programa Crescer Saudável, Grupo Gestando com Amor, Calçada Amiga, além de atendimentos individuais.

Entre as pautas apresentadas pelos residentes está a retomada da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional, redução da carga horária sem diminuição do salário dos residentes e a criação de uma política nacional de residência descentralizada e participativa. “Precisamos de apoio dos vereadores para enviarmos nossas reivindicações ao Congresso Nacional e pedir apoio aos Deputados Federais e Senadores”, declarou o professor.

Todos os vereadores presentes declararam apoio às reivindicações e ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pela equipe de residentes. Um documento com o apoio da Câmara Municipal de Mossoró será encaminhado para o Congresso Nacional em apoio às reivindicações apresentadas.