Professor defende eleições para escolha de diretores das escolas municipais
A escolha de diretores e vice-diretores das Unidades de Ensino Infantil e escolas municipais através de eleições foi defendida na Tribuna Popular desta terça-feira (27), pelo professor do IFRN Tales Augusto. Hoje, nas escolas municipais de Mossoró, a escolha da diretoria é realizada através de indicação da prefeitura.
Tales explicou que nas escolas estaduais, nos IFRNs, na Ufersa e na Uern a gestão já é democrática, ou seja, escolhida através de voto entre os que fazem parte da instituição. “Quem trabalha nas escolas diariamente tem mais condições de fazer uma gestão que atenda às necessidades dos pais, estudantes e funcionários”, defende.
Para os vereadores, é necessário um debate maior sobre o tema. “Tínhamos um projeto para que estes diretores fossem escolhidos através do voto de funcionários, alunos e familiares, mas parece que não compete ao legislativo e sim ao executivo. Mas desde já eu digo, se o legislativo tiver como colocar esse projeto iremos encaminhar para discussão e votação”, afirmou Ozaniel Mesquita (PR). "Com certeza, quando este assunto vier ao plenário, iremos realizar um debate fervoroso para tomar a decisão que melhor atenda as escolas", reforçou Rondinelli Carlos (PMN).