Professor Francisco Carlos reforça alerta contra coronavírus

por Regy Carte publicado 17/03/2020 11h26, última modificação 17/03/2020 11h26
Vereador cita providências e repudia aumento abusivo de preços
Professor Francisco Carlos reforça alerta contra coronavírus

Vereador Professor Francisco Carlos faz pronunciamento na sessão desta terça-feira, 17 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O vereador Professor Francisco Carlos (PP) se somou à preocupação com o coronavírus (Covid-19) em Mossoró, em discurso na Câmara Municipal, nesta terça-feira (17). Como exemplo de prevenção, citou a suspensão de aulas, por trinta dias, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), de onde é professor do Departamento de Economia.

“Importante e necessária qualquer ação para evitar a circulação do vírus. Temos que nos preparar para enfrentar momentos difíceis, diante do que está acontecendo em outros países, mas sem pânico”, observa Francisco Carlos, ao acrescentar que 80% dos infectados não apresentam grandes complicações; 20%, alguma complicação e 2%, complicações sérias.

Economia

Portanto, segundo ele, o Brasil não deve passar por grande mortandade de pessoas, mas enfrentará sérios problemas na economia, e deve se precaver para evitar possível colapso na saúde pública, daí, a necessidade de alerta.

O vereador repudiou ação de “comerciantes inescrupulosos” que, em meio à preocupação, explora a economia pública de maneira desonesta, ao reter mercadorias para aumentar preços ou reajustá-los automaticamente. É o caso de produtos, como álcool gel e máscara de proteção.

“Temos que ficar atentos, para que casos abusivos sejam denunciados”, diz, ao ressalvar que não se trata de todos os comerciantes. “Para os que não lesam a fé pública, nosso aplauso”, acrescenta. Ele diz que todos precisam fazer a sua parte: “Nem o comerciante explorar, nem deve haver uma corrida para estocar alimentos de forma exagerada”.

Gestão municipal

No mesmo pronunciamento, Francisco Carlos registrou visita com a prefeita Rosalba Ciarlini, ontem (16), à obra de pavimentação na Rua José Ezídio, no Conjunto Vingt Rosado, ao lado da creche do Pró-infância, que será concluída em breve, segundo ele.

Também comunicou a futura recuperação de cerca de 400 quilômetros de estadas vicinais na zona rural, com recursos do Fundo de Desenvolvimento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). “Com as chuvas, o acesso a comunidades ficou prejudicado, mas haverá melhorias”, tranquiliza.