Projeto de Ozaniel garante melhor assistência à gestante

por Regy Carte publicado 27/03/2018 11h45, última modificação 27/03/2018 11h45
Vereador quer garantir total assistência durante o pré-natal na rede pública
Projeto de Ozaniel garante melhor assistência à gestante

Vereador Ozaniel Mesquita discursa na tribuna da Câmara, na sessão de terça-feira (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Mossoró desta terça-feira (27), o vereador Ozaniel Mesquita (PR) anunciou Projeto de Lei para aperfeiçoar o atendimento à gestante na rede pública de saúde em Mossoró. A proposta, segundo ele, visa a corrigir distorções na política de assistência à gestante.

“Queremos, com o nosso projeto, garantir consultas de pré-natal com qualidade, para medir a pressão arterial, verificar peso, medir a barriga e escutar o coração do bebê garantir exames ao longo da gestação, como de sangue, de urina, HIV, preventivo de câncer de colo de útero, entre outros”, justifica o vereador.

Para isso, Ozaniel explica que o projeto estabelece que todos os exames sejam agendados ao final da primeira consulta, e não a cada consulta realizada, já que o intervalo entre uma consulta e outra às vezes é maior do que deveria, o que compromete a realização dos exames – alguns, não feitos em sua totalidade.

“Dessa forma, queremos garantir que todos os exames possam ser realizados e assegurar um perfeito pré-natal, de maneira que a gestante tenha acompanhamento correto em toda gravidez para, por exemplo, detectar precocemente algumas disfunções e ter orientação completa no período durante e pós gestação”, frisa.

SVO

No mesmo pronunciamento, o vereador Ozaniel Mesquita pediu melhorias no Serviço de Verificação de Óbito (SOB) de Mossoró. “Existem situações em que o corpo só é liberado no dia seguinte à morte, porque tem que aguardar médico que vem de Natal, às vezes demora até 18 horas para acontecer essa liberação. É um sofrimento maior à família. Precisamos unir forças para tentar resolver esse problema”, alertou Ozaniel.