Projeto prevê análise da qualidade da água de escolas
A Câmara Municipal de Mossoró analisa o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo (PLOL 4/2018), datado de 1º de março de 2018 e de autoria do vereador Manoel Bezerra de Maria (PRTB), que cria o Departamento de Análises das Águas dos Reservatórios das Escolas e Creches Municipais de Mossoró.
A proposta objetiva estabelecer análise e fiscalização, a cada quatro meses, da qualidade da água dos reservatórios nas escolas e creches de Mossoró. “A intenção, sobretudo, é discriminar se a água está em condições para o consumo e se não oferece riscos à saúde de crianças e adolescentes da rede municipal”, diz o vereador.
Para isso, Manoel Bezerra explica que a análise das amostras poderá ser feita pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
“Após as devidas análises, os órgãos responsáveis por esses resultados técnicos terão que tornar pública a conclusão e encaminhar ao setores competentes para as devidas providencias”, acrescenta o parlamentar.
Nos casos em que a água não obedeça padrões de potabilidade e ofereça riscos à saúde, segundo ele, serão tomadas providências imediatas, sob pena de interdição dos reservatórios.
“Em razão da relevância da matéria em prol da saúde pública, acredito que os nobres colegas vereadores vão prestar incondicional apoio para que esse projeto seja logo aprovado e possa virar lei”, assinala Manoel Bezerra de Maria.