Projeto que institui Dia da Mulher Negra é aprovado na Câmara
Um Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi aprovado na sessão ordinária de hoje, 01 de novembro. A autoria do Projeto é da vereadora Marleide Cunha (PT). O objetivo, de acordo com a vereadora, é promover a valorização da mulher negra e destacar a história de vida de Tereza de Benguela, mulher que liderou uma comunidade quilombola na época da escravidão.
“Infelizmente, a população negra ainda é alvo de práticas racistas, além de estar, em sua maioria, em uma situação socioeconômica marginalizada, sendo as mulheres negras as que mais sofrem desigualdade no Brasil. As mulheres negras estão sujeitas a outras vulnerabilidades relacionadas ao acesso à educação, à saúde, a espaços institucionais, situações de violência, dentre outras”, explica Marleide. A data escolhida para a homenagem é o dia 25 de julho.
O texto do Projeto, que foi votado em regime de urgência, agora segue para a análise do Poder Executivo Municipal.
Tereza de Benguela
A mulher escolhida para a homenagem do Dia Municipal da Mulher Negra, Tereza de Benguela, foi uma líder quilombola que lutou bravamente contra a escravidão, entre 1730 e 1750. O quilombo que comandava ficava localizado no Estado do Mato Grosso e foi um dos maiores da região. Após ser capturada por soldados, Tereza veio a falecer no ano de 1770.