Sandra Rosado defende setor salineiro e saúde pública

por Regy Carte publicado 20/02/2019 12h35, última modificação 20/02/2019 12h37
Vereadora reforça necessidade do sal como de interesse social do país
Sandra Rosado defende setor salineiro e saúde pública

Vereadora Sandra Rosado discursa na sessão desta quarta-feira, 20 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A vereadora Sandra Rosado (PSDB) reafirmou defesa do setor salineiro, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (20), ao reforçar pleito pelo reconhecimento do sal potiguar como de interesse social para o Brasil, como aconteceu no âmbito de Mossoró, por iniciativa de Projeto de Lei de sua autoria, sancionado pela Prefeitura em 2018.

“Apresentamos esse pleito à ministra Tereza Cristina (Agricultura), nossa contemporânea de Câmara dos Deputados, na visita dela a Mossoró, semana passada, para proteger o sal potiguar da concorrência predatória que sofre do sal do Chile. Essa luta também tem o apoio do deputado federal Beto Rosado e da prefeita Rosalba Ciarlini”, assinala.

A parlamentar explica que a medida dará mais segurança jurídica ao setor salineiro potiguar na preservação de postos de trabalho do segmento. “São 15 mil empregos diretos e 50 mil empregos indiretos”, informa, ao lembrar que o RN responde por 95% da produção de sal do país. “A defesa do sal é uma bandeira que empunho há mais de vinte anos”, recorda.

Saúde

Sandra Rosado também registrou audiência no Ministério da Saúde – presentes a governadora Fátima Bezerra e a prefeita Rosalba Ciarlini – em que houve comprometimento federal em avançar em soluções, como diminuir a fila de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Já são 23 mil pedidos de ultrassonografia, 8 mil demandas de tomografias e 11 mil de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte. Daí, a importância também de união da Prefeitura e do Governo do Estado para diminuir o impacto desse acúmulo para a população”, defende.

Somaram-se ao pronunciamento os vereadores Rondinelli Carlos (PMN), Aline Couto (sem partido), Gilberto Diógenes (PT), Maria das Malhas (PSD), Didi de Arnor (PRB), Tony Cabelos (PSD) e Zé Peixeiro (PTC).