Sandra Rosado relembra luta por reconhecimento do sal

por Regy Carte publicado 04/06/2019 13h05, última modificação 04/06/2019 13h05
Vereadora destaca histórico de luta pelo setor salineiro
Sandra Rosado relembra luta por reconhecimento do sal

Sandra Rosado demonstra otimismo, com conquista da indústria salineira (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (4), a vereadora Sandra Rosado (PSDB) enalteceu o reconhecimento da produção de sal como atividade de interesse social do país, e rememorou seu trabalho em favor desse e outros benefícios à indústria salineira.

Lembrou quando, deputada estadual, há vinte anos, conseguiu transformar em lei projeto da sua autoria, que agregou valor ao sal na origem, e não no destino, o que aumentou de forma significativa o valor do produto.

Como deputada federal, recordou da luta contra a concorrência predatória do sal do Chile e da sua emenda ao Código Florestal, a qual impediu que novas áreas de apicuns e salgados prejudicassem a produção.

“E, na Câmara de Mossoró, nasceu oficialmente o interesse social do sal, com uma lei de nossa autoria, no âmbito municipal, que depois chegou à Assembleia Legislativa e, agora, à Presidência da República”, registra.

Segundo Sandra, quis o destino que o decreto fosse assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, de quem é adversário político, após ela ter reivindicado aos governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Importância

“É uma conquista histórica, o interesse social. Não beneficia apenas produtores, mas os milhares de trabalhadores da indústria salineira, que ganha mais respaldo jurídico para conciliar os interesses ambientais e econômicos e se fortalecer cada vez mais”, comemora a vereadora.

Participaram do pronunciamento de Sandra Rosado, em apoio, os vereadores Genilson Alves (PMN), Rondinelli Carlos (PMN), Ozaniel Mesquita (PR), Aline Couto (sem partido), Alex do Frango (PMB), Francisco Carlos (PP), Petras (Democratas).