Semana de Conscientização do Autismo é tema da Tribuna Popular
Na Tribuna Popular desta quarta-feira, 30, Emanuelle Paiva, mãe de uma criança com autismo, falou em nome da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR) sobre a Semana de Conscientização do Autismo, que será iniciada hoje.
A AMOR vai realizar, entre os dias 30 de março e 07 de abril, uma série de atividades para conscientizar a população de Mossoró sobre questões que envolvem os autistas e diminuir o preconceito e a desinformação. “Uma em cada quatro crianças é diagnosticada com autismo e ainda há muito preconceito em relação ao transtorno”. Explicou Emanuelle.
A primeira ação será realizada a partir das 19h, no estádio Nogueirão, em parceria com o time de futebol Potiguar. “Queremos conscientizar os torcedores e a população em geral para que parem de soltar fogos que gerem estampido. É muito prejudicial aos autistas. A sensibilidade deles ao som é diferente do cérebro das pessoas típicas. Barulhos altos causam dor e sofrimento”, explicou Emanuelle, que é mãe de Gabriel, de seis anos, diagnosticado com autismo. Ela lembrou ainda uma lei municipal, aprovada em 2021, que visa proibir a soltura de fogos de artifício que produzam sons altos.
Programação
Na programação, no dia 02 de abril, sábado, das 8h às 10h, haverá uma caminhada com familiares e amigos de pessoas com autismo, a partir da Praça do Pax até a Catedral. Já no domingo, na avenida Rio Branco, das 16h às 18h, atividades como Fit Dance, jogos e brincadeiras serão promovidas pela Associação.
Na terça, quarta e quinta-feira, dias 05, 06 e 07 de abril, uma série de palestras sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão realizadas por especialista no auditório da OAB/Mossoró, sempre das 18h às 21h. A Semana de Conscientização do Autismo tem o apoio da Fundação Aldenor Nogueira, OAB e Toyolex. Para mais informações sobre a AMOR e sobre como participar das ações desenvolvidas pela Associação, basta entrar no Instagram @associacaoamor e entrar em contato com os organizadores.