Semana Municipal valoriza mães atípicas em Mossoró
O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (8), por unanimidade, o Projeto de Lei 23/2024, que institui a Semana Municipal da Mãe Atípica em Mossoró. De autoria do vereador Tony Fernandes (Avante), a proposta pretende dar visibilidade à Maternidade Atípica e chamar a atenção para quem cuida de pessoa com deficiência.
Tony Fernandes diz que a maternidade de uma criança com deficiência geralmente é emocionalmente desafiadora, exigindo um nível adicional de dedicação, cuidado e recursos por parte das mães.
“Além disso, essas mães muitas vezes enfrentam barreiras significativas no acesso a serviços de saúde, educação e apoio social para suas crianças, o que pode sobrecarregá-las física, emocional e financeiramente”, alerta.
O cuidado de mães de pessoas com deficiência, segundo ele, protege não somente o bem-estar delas e de suas crianças, mas também se constrói sociedade mais justa, inclusiva e compassiva.
Pesquisa de 2012 do instituto Baresi mostra que 78% dos pais homens de crianças com deficiência abandonaram as mães antes dos filhos completarem cinco anos, o que demonstra que a parentalidade atípica é desigual para pais e mães.
“O objetivo da Semana Municipal é proporcionar discussões junto a sociedade civil juntamente com o poder público sobre a situação das mães atípicas, como forma a incentivar a promoção de políticas públicas de proteção a essas mulheres”, justifica.