Tony Fernandes cobra prestação de contas do Finisa
Vereador Tony Fernandes, em pronunciamento, hoje (16): defesa da transparência (foto: Edilberto Barros/CMM)
Na sessão de hoje (16) da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) anunciou requerimento de informações a respeito do uso de recursos, pela Prefeitura de Mossoró, do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$ 146 milhões, contratados à Caixa em 2020.
A Prefeitura começou a usar o montante naquele ano e continuou na atual gestão. Segundo o parlamentar, há necessidade de prestação de contas da verba, em nome da transparência com a coisa pública. “E há obras paralisadas, como a Cobal e a Praça do Basquete, e a gente fica sem saber a origem dos recursos, se é Finisa ou emenda parlamentar”, diz.
Ademais, Tony Fernandes acrescenta haver Projeto de Lei em que as obras em andamento passam a ser Mossoró Realiza. “E as anteriores, são do Finisa? Foram usados todos os recursos do Finisa? Quais obras com esses recursos? As emendas impositivas foram todas utilizadas?”, indaga o líder da oposição na Câmara.
Ainda conforme o vereador, a transparência é necessária, a fim de que o povo de Mossoró conheça todos os detalhes do Finisa. “Até porque o Município está diante de novo empréstimo milionário, com grande impacto nas contas públicas, e precisa saber como foi usado o Finisa e também como será pago. Também vamos questionar à Caixa para saber se retornou algum recurso ou se há recurso a ser utilizado”, completa.
Homenagens
No mesmo pronunciamento, Tony Fernandes anunciou entrega de comendas, próximo dia 25, Dia do Soldado, às 9h, na Câmara, a agentes de segurança pública. “Será mais um reconhecimento a policiais, que, apesar das adversidades, como falta de condições ideias de trabalho, seguem diuturnamente defendendo a população”, informa.
Ao convidar para a reunião solene vereadores e outros representantes da sociedade, ele frisa que, entre as comendas, estão a Medalha do Mérito em Segurança Pública PM Ivan Alexandre da Costa e o Troféu da Segurança Pública PM Francisco Marcolino Sobrinho, cujos nomes homenageiam policiais abatidos em combate. “Vamos homenagear policiais que doam a vida para defender a sociedade”, conclui.