Tony Fernandes propõe criar Procuradoria da Mulher na CMM

por Alessandro Dantas publicado 12/06/2024 12h35, última modificação 12/06/2024 12h35
Vereador também reivindicou funcionamento 24 horas de Delegacias das Mulheres
Tony Fernandes propõe criar Procuradoria da Mulher na CMM

Vereador Tony Fernandes se pronuncia, nesta quarta-feira (12), na tribuna do plenário (foto: Edilberto Barros)

Após se reunir com a presidente da ProMulher da Assembleia Legislativa do RN, deputada estadual Cristiane Dantas, o vereador Tony Fernandes (Avante) propôs, em pronunciamento na Câmara Municipal, hoje (12), a criação da Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal. 

Segundo Fernandes, além de pensar políticas públicas para mulheres, o trabalho da procuradoria da ALRN é realizado para atender mulheres vítimas de violência doméstica, com apoio jurídico e atendimento de profissionais, como psicólogos e assistentes sociais. 

“A deputada Cristiane Dantas, procuradora da Mulher na Casa, faz um trabalho excepcional em todo Estado. Tem mais de 20 projetos de lei aprovados, inclusive o Agosto Lilás. Ficamos muito felizes com o convite, ela viu nossa pauta, com vários projetos aprovados em defesa da mulher”, ressaltou o parlamentar. 

A ideia, então, segundo Tony, é protocolar um Projeto de Resolução criando a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, que será constituída pelas vereadoras Marleide Cunha (PT) e Carmem Júlia (MDB), além de uma servidora da Casa. 

“A gente entende que é importante para fazer um espaço não só de discussões, mas também que a gente possa levantar (sic). Já faço um apelo à Prefeitura de Mossoró, faz mais de um ano que aprovamos aqui o Observatório de Violência Contra a Mulher e isso não foi regulamentado, não tem nenhum dado”, registrou o parlamentar. 

Delegacias das Mulheres

Na mesma agenda em Natal, Tony relatou ter reivindicado o funcionamento 24 horas das Delegacias Especial da Defesa das Mulheres ao secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Araújo. Segundo ele, atualmente os espaços só funcionam de segunda a sexta, em horário comercial. 

“Já foram apresentados dados de que a violência contra as mulheres é maior à noite a aos finais de semana, justamente nos horários que as delegacias estão fechadas. Com o advento dos novos policiais, acreditamos que iremos conseguir essas delegacias abertas 24 horas”, disse. 

Caso Thiago Bento

Por fim, Tony voltou a cobrar que o Ministério Público Estadual tome providências com relação ao caso do ex-servidor Thiago Bento, da Cultura, que em suposto áudio negociava cachês superfaturados de apresentações artísticas.  

“Até agora, até onde a gente sabe, ninguém foi ouvido. Uma denúncia grave. Fazemos a cobrança ao MPRN, que fiscalize, análise, cobre e que faça a intervenção para saber o que realmente aconteceu na Secretaria de Cultura”, finalizou.