Vereador Francisco Carlos defende piso salarial de profissionais de enfermagem

por Amanda Santana Balbi publicado 11/05/2021 15h22, última modificação 11/05/2021 15h22
Vereador apresentou Moção de Apoio na sessão de hoje
Vereador Francisco Carlos defende piso salarial de profissionais de enfermagem

Vereador Francisco Carlos na sessão ordinária do dia 11 de maio de 2021. Foto: Edilberto Barros

O vereador professor Francisco Carlos (PP) apresentou, na sessão ordinária de hoje, 11, uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei Nº 5640/20, que estabelece o piso salarial e a jornada de trabalho aos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, altera a Lei 7498/86.

“É um importante projeto, que vem para valorizar estes profissionais que arriscam diariamente as suas vidas para ajudar outras pessoas”, afirmou o parlamentar. Pela proposta, o piso nacional dos enfermeiros será de R$ 7.616. Já o piso dos técnicos de enfermagem deverá ser o equivalente a 70% desse valor, e dos auxiliares de enfermagem e das parteiras o equivalente a 50% do piso estabelecido para enfermeiros. A Moção de Apoio foi dirigida à relatora do texto, senadora Zenaide Maia (Pros/RN).

Educação

Durante a sessão, Francisco Carlos também cobrou que a Prefeitura de Mossoró faça cumprir a Lei Municipal nº 2.717, de 27 de dezembro de 2010. A Lei determina que empresas instaladas em Mossoró e que recebem incentivos e subsídios por parte da Prefeitura, desenvolvam projetos de responsabilidade social voltados para a educação. “O cumprimento da Lei é garantido pelo monitoramento feito através Sistema de Avaliação da Educação Municipal”, explicou o vereador.