Vereador Genilson tem três projetos aprovados na Câmara

por Amanda Santana Balbi publicado 17/02/2022 12h48, última modificação 17/02/2022 12h48
Vereador justificou iniciativa dos projetos na sessão desta quarta-feira, 16
Vereador Genilson tem três projetos aprovados na Câmara

Vereador Genilson Alves. Foto: Edilberto Barros/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou, na sessão da quarta-feira, 16, três projetos de lei de autoria do vereador Genilson Alves (Pros). O Projeto de Lei nº 211/2021, que institui o Dia do Artesão e a Semana Municipal do Artesanato, no município de Mossoró. O Projeto de Lei nº 216/2021, que reconhece a festa de São José como patrimônio cultural e imaterial de Mossoró. E o Projeto de Resolução nº 19/2021, que institui a medalha Empresário João Sabino de Moura, na Câmara.

Em relação ao Dia do Artesão, Genilson Alves ressaltou a importância econômica, cultural e social da atividade. “Precisamos reconhecer e enaltecer os artistas locais e seus dons. Apoiar o artesanato local é uma afirmação da identidade cultural regional, dinamização da economia, do emprego em nível local e o fomento dos valores culturais e estéticos das diversas etnias e manifestações populares do povo brasileiro”.

Sobre o reconhecimento da festa de São José, o vereador reforçou a importância da data para a cidade. “A festa de São José é um marco na fé católica no município de Mossoró, ocorrendo anualmente no mês de março. Em nossa cidade, a festividade é realizada na Matriz de São José, no bairro Paredões, tendo como ápice a procissão que reúne centenas de pessoas, no dia 19 de março. Os festejos de São José possuem grande importância cultural, regional e religiosa para os cidadãos de nosso município, contribuindo para o fortalecimento da fé cristã e fomento da cultura local através de diversas atividades que acontecem no período”.

Já sobre a medalha Empresário João Sabino de Moura, Genilson Alves reforçou que a iniciativa é uma forma de homenagear João Sabino, importante empresário do setor turístico do RN, que faleceu em 2021. “De origem humilde, João Sabino conseguiu fundar a rede de hotéis Sabino Palace, gerando emprego e renda para o RN e fomentando o turismo”, explicou.

Agora, os projetos aprovados vão para a sanção ou veto do Poder Executivo.