Vereador João Gentil presta contas de viagem a Brasília

por Regy Carte publicado 02/05/2018 11h53, última modificação 02/05/2018 11h53
Parlamentar reafirma importância da participação na Marcha dos Vereadores
Vereador João Gentil presta contas de viagem a Brasília

Vereador João Gentil na sessão desta quarta-feira (2)

Na sessão da Câmara Municipal de Mossoró desta quarta-feira (2), o vereador João Gentil (sem partido) também prestou contas da participação na XVI Marcha dos Vereadores, em Brasília, entre os dias 23 e 26 de abril. O parlamentar destacou a importância da presença de vereadores de Mossoró no evento, do qual participou com os colegas vereadores Izabel Montenegro (MDB), Petras (Democratas), Ricardo de Dodoca (Pros), Flávio Tácito (PPL) e Manoel Bezerra (PRTB).

“Somamo-nos aos mais de 3 mil vereadores participantes da Marcha. E o Parlamento Municipal precisava cobrar do Governo Federal melhorias para os municípios, no nosso caso, para Mossoró, e participar dos debates sobre os grandes temas nacionais”, destacou João Gentil.

O vereador citou, como exemplo, palestras de governadores sobre o momento do país, de advogados sobre legislação eleitoral, conferências de deputados, senadores, ministros e outras autoridades sobre temas variados de interesse público.

Pacto federativo

Também registrou participação de atividades na Praça dos Três Poderes, no qual discursou sobre pacto federativo. “Hoje, 68% da arrecadação vão para o Governo Federal; 24% para estados e apenas 18% para os municípios”, informou.

Para João Gentil, essa situação é absurda, porque as principais demandas do povo estão nos municípios. “Por isso, defendemos mudança no bolo tributário, referendada pela UVB (União dos Vereadores do Brasil): 45% para Governo Federal, 25% estados e 30% com os municípios”, disse o vereador.

Pleitos

Ele também citou outras atividades em Brasília durante a Marcha dos Vereadores. “Buscamos cursos de educação ambiental, emendas para academias para terceira idade, recursos para Estrada do Melão, Estrada do Cajueiro, duplicação da BR-304. Visitamos à bancada federal, cujo componentes foram atenciosos e reafirmaram compromisso com Mossoró, e trocamos experiências parlamentares com vereadores de todo o país”, enumerou.

João Gentil ainda elogiou a Presidência da Câmara Municipal de Mossoró pela preocupação com a qualificação dos vereadores, haja vista o enriquecimento intelectual e profissional adquirido nesse tipo de intercâmbio, o que foi referendado por outros parlamentares.

Reconhecimento

É o caso do vereador Rondinelli Carlos (PMN), que não viajou a Brasília, mas considerou a iniciativa “importantíssima, porque foi uma oportunidade valiosa para discutir problemas de Mossoró nos gabinetes dos deputados e senadores e nos Ministérios”.

O vereador Alex do Frango (PMB), que também não participou da Marcha dos Vereadores 2018, ilustrou a importância com exemplos de resultados de recente viagem dele à capital federal. “Desse trabalho, resultaram o Parque da Cidade e emendas para construção da Unidade Básica de Saúde para o conjunto Santa Júlia”, informou.

Também se somaram ao pronunciamento de João Gentil os vereadores Ricardo de Dodoca (PROS), Izabel Montenegro (MDB) e Petras (Democratas).