Vereador Lamarque defende horta escolar e comunitária em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 16/03/2021 14h13, última modificação 16/03/2021 14h13
Projeto de arborização também integra proposta para melhorar o clima da cidade
Vereador Lamarque defende horta escolar e comunitária em Mossoró

Vereador Lamarque Oliveira na sessão ordinária remota do dia 16 de março de 2021. Foto: Edilberto Barros

O vereador do PSC, Lamarque Oliveira, voltou a utilizar o grande expediente em sessão ordinária da Câmara Municipal para defender, lembrou ele, propostas que nasceram da própria população, através de um trabalho de ouvidoria. Como exemplo, ele citou o programa de horta escolar e comunitária transformado em Projeto de Lei.

De acordo com a proposta, a ideia é incentivar o plantio de hortas nas escolas para servir a merenda escolar, e horta comunitária, que poderá ser utilizada inclusive para gerar renda. “Vendendo e consumindo os produtos da horta, a população poderá ganhar um dinheiro extra e ainda melhorar a sua alimentação, consumindo verduras orgânicas”, reforçou. As verduras produzidas também serão aproveitadas nos abrigos de idosos e creches da cidade.

No mesmo projeto de horta escolar e comunitária, o vereador também propõe o plantio de árvores por toda a cidade. “Como a nossa cidade apresenta, praticamente por todo ano, um clima quente, nossa intenção é melhorar esse clima, amenizando a sua temperatura”, comentou. De acordo com vereador Larmarque, nos dois casos, ele procurou técnicos da área, principalmente visitando a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) para se municiar de argumentos científicos.

Registros

Ainda em sua fala durante o grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 16, o vereador Lamarque Oliveira lembrou o aniversário 169 anos de emancipação política de Mossoró. Segundo ele, Mossoró tem uma história bonita de ser contada e que se orgulha pelo fato de ser mossoroense.

Em outro momento, o vereador registrou ainda seu agradecimento ao secretário Breno Queiroga, da prefeitura de Mossoró, por atender seu requerimento de melhorias para o bairro Cidade Oeste. A comunidade já recebeu melhoria na colocação de luminárias (iluminação pública), melhorando o ambiente no período noturno, sendo agora encaminhado o serviço de tapa buracos que deve ser iniciado em breve.