Vereador Lamarque Oliveira visita terreno que pode abrigar terceiro polo industrial

por Amanda Santana Balbi publicado 04/05/2021 12h52, última modificação 04/05/2021 12h52
Demissão no setor de transporte coletivo urbano também preocupa

Vereador Lamarque Oliveira na sessão ordinária desta terça-feira, 04 de maio. Foto: Edilberto Barros

Por Sérgio Oliveira

A geração de emprego e melhor prestação de serviço aos mossoroenses, deram o tom do pronunciamento do vereador Lamarque Oliveira (PSC) durante o grande expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 04. Aos seus pares, o edil fez uma explanação sobre a visita que realizou ao terreno no qual ele propõe a edificação do terceiro polo industrial de Mossoró como também chamou a atenção para a deficiência que enfrenta o sistema de transporte coletivo na cidade.

Em relação ao polo industrial, o vereador Lamarque diz que essa é uma luta dos vereadores residentes no grande Alto de São Manoel, por isso o terreno indicado é localizado às margens da BR-110, saída para o município de Upanema. “É uma área muito boa e hoje olhamos investimentos apenas no setor dos bairros Nova Betânia e Abolições, é preciso olhar também para esse setor que estamos propondo”, comentou Lamarque. O terreno fica próximo ao bairro Sumaré e da comunidade do Arisco, que possui quase 300 metros de largura por quatro quilômetros de extensão. Através de uma indicação apresentada pelo vereador no mês de março, ele propõe que esse espaço seja a sede do terceiro polo em Mossoró.

O vereador aproveitou para lembrar da fiscalização que foi realizada no primeiro e segundo polo industrial, parabenizando o prefeito Allyson Bezerra (SD) pela ampliação da área que hoje é utilizada pela Mossoró Pré-moldados, que gera emprego na cidade e que transporta seus produtos para diferentes pontos do Brasil. Lembrou ainda que, para o novo polo, já existe a possibilidade de uma empresa transportadora de querosene, que dispõe de 300 carretas, interessada em se instalar no Rio Grande do Norte e defende que não seja desperdiçada essa oportunidade de geração de novos empregos para Mossoró.

Transporte coletivo

Ao mesmo tempo que levantou um tema de geração de emprego, o vereador Lamarque Oliveira disse que lamentava e ficava triste com a notícia de demissões no setor de transporte coletivo urbano. A situação agravada pela pandemia levou à demissão de 23 motoristas e diminuição da frota em Mossoró. O vereador, entre outros pontos, defende a criação por parte da Câmara Municipal, de uma política de recuperação das empresas que prestam esse serviço, hoje dependendo praticamente de apenas uma. “Nós podemos ir até Brasília buscar recursos junto ao fundo de apoio ao idoso, já que hoje existe a gratuidade para esse público que vem a ser aquele que mais utiliza esse transporte”, comentou.

Outra maneira de viabilizar a injeção de recursos no setor é a parceria com empresas privadas. Lamarque citou uma conversa com o proprietário da empresa Saluaris que demonstrou interesse na parceria para disponibilizar o vale-transporte para seus funcionários. Isso só será possível se existir uma linha passando pelo setor onde se encontra a empresa. Também como sugestão, foi citado o aumento da frota e a utilização de veículos menores, já que hoje existem ruas que inviabilizam o acesso do ônibus mais tradicional. “Mossoró observa que a Câmara Municipal tem se preocupado com seus anseios, cabe a nós vereadores buscar as soluções”, reforçou Lamarque.

Mobilidade

Ainda no tema sobre mobilidade, o vereador Lamarque Oliveira apresentou um requerimento propondo a criação do Estacionamento Social. Este teria como espaço o Partage Shopping. “Hoje, por exemplo, o funcionário que trabalha em alguma loja do shopping não tem condições de pagar para trabalhar, pois não pode colocar seu veículo no estacionamento”, lembrou. Além do Estacionamento Social, o vereador também defende que o tempo de permanência, sem a necessidade de pagar pelo estacionamento, seja aumentado para 30 minutos. Motoristas que trabalham por aplicativos que vão ao local pegar passageiros e pessoas que vão somente para atender um familiar ou amigo, às vezes são surpreendidas pelo tempo e obrigadas a pagar R$ 6,00. O vereador considera essa uma situação injusta que precisa ser corrigida.