Vereador Petras anuncia parceria com iLibras e garante atendimento inclusivo em gabinete
Em discurso realizado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) nesta quarta-feira (19), o vereador Petras (PSD) anunciou uma importante parceria com a plataforma iLibras, garantindo atendimento inclusivo para a comunidade surda em seu gabinete.
Segundo Petras, a partir dessa parceria, o gabinete contará com a plataforma iLibras, uma ferramenta de tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o português. O vereador destacou que o uso dessa plataforma não substituirá os profissionais intérpretes na Câmara, mas sim, ampliará as possibilidades de interação, garantindo maior acessibilidade.
Ainda de acordo com o parlamentar, o objetivo da iniciativa é facilitar o acesso das pessoas surdas aos serviços prestados pelo gabinete, possibilitando que possam se comunicar de maneira eficiente, sem barreiras. Com a presença de intérpretes na plataforma iLibras, a população poderá ser atendida com a devida atenção e respeito na busca pelos serviços públicos.
“Hoje apresento que, no meu gabinete, e fico muito feliz por ver que também no gabinete de outros colegas, nós vamos ter uma plataforma, a plataforma do iLibras, que é uma plataforma que não vai substituir o intérprete de Libras da Câmara. Nós vamos ter os intérpretes de Libras que estarão interpretando aqui nas sessões ordinárias e em todos os eventos da Câmara, mas nós vamos ter um mecanismo a mais, para possibilitar a toda e qualquer pessoa surda que chegar ao nosso gabinete poder comunicar-se e ter o intérprete disponível para traduzir, interpretar, conversar, para que a gente possa se comunicar com aquela pessoa surda”, explicou.
Ainda sobre a inclusão, Petras parabenizou as ações do município pela valorização e ampliação dos atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação (CER). “Não poderia deixar de registrar a fala do nosso prefeito Allyson, ontem, aqui na tribuna desta casa, onde ele comunica que, ainda esta semana, serão convocados os profissionais fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, que irão atuar no Centro de Reabilitação da cidade de Mossoró, mas que também irão dar apoio nos CAPS. Nós sabemos que esses dois equipamentos são equipamentos importantes, principalmente voltados à terapia das crianças com deficiência na cidade de Mossoró”, registrou.