Vereador Petras tem três projetos aprovados na sessão ordinária desta quarta-feira

por Amanda Santana Balbi publicado 25/11/2020 13h59, última modificação 25/11/2020 13h59
Os projetos favorecem os jovens e pessoas com deficiência

Vereador Petras durante sessão ordinária desta quarta-feira, 25 de novembro. Foto: Edilberto Barros

O vereador Petras (DEM) teve três projetos de autoria dele aprovados em regime de urgência, na sessão ordinária desta quarta-feira, 25/11. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal.

O primeiro projeto aprovado foi a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. De acordo com Petras, o objetivo é favorecer projetos de lei que beneficiam estas pessoas e suas famílias.

“Sabendo das dificuldades enfrentadas por pessoas com transtorno do espetro autista e também pessoas com deficiência, nosso mandato, nesses últimos 3 anos e 11 meses, sempre fez questão de levantar esta bandeira e lutar por melhorias para esta população. A Frente será uma importante ferramenta dentro da Câmara Municipal, que servirá para dar voz aos autistas e suas famílias”, declarou Petras.

Os outros dois projetos aprovados foram: a criação do selo Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente e a Frente Parlamentar em Defesa das Crianças e dos Adolescentes. O selo da Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente será dado em reconhecimento às empresas em qualquer área de atuação que contribuam com programas oriundos do poder público ou da iniciativa privada, oferecendo contratação profissional de jovens e adolescentes.

Já a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, explica Petras, é uma reivindicação do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdica) e do promotor de justiça da infância e Juventude do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Sasha Alves do Amaral.

“Nosso mandato sempre foi voltado para pautas que atendam os jovens, as crianças, os deficientes e das pessoas com transtorno de espectro autista. Sempre defendemos políticas públicas que facilitem a vida dos que mais necessitam e que afastem os jovens e crianças da criminalidade. Mesmo sem mandato, continuarei lutando e defendendo estas bandeiras, porque acredito que assim uma sociedade melhor será construída”, afirmou o vereador.

Lei estadual

Petras Vinícius também parabenizou o deputado estadual Kleber Rodrigues e a governadora Fátima Bezerra pela criação e sanção de uma lei que dá prioridade às pessoas deficientes na matrícula na rede estadual de ensino.

A lei entrará em vigor a partir de janeiro de 2021 e visa permitir que pessoas com deficiência tenham acesso às escolas mais próximas de suas residências. O projeto também visa garantir acessibilidade nestas escolas.