Vereador Raério lamenta insuficiência de UTI pelo SUS em Mossoró
Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Mossoró, na Escola Municipal Francisco de Assis Batista, no bairro Alto da Conceição, nesta terça-feira (28), o vereador Raério (PRB) denunciou que, diariamente, pessoas morrem em Mossoró por falta de acesso à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Essa situação existe, segundo ele, devido à insuficiência de leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a população carente não consegue custeio o serviço na rede básica.
“O resultado é que todo o dia tem gente precisando de UTI, mas não encontra. Só ontem, quatro pessoas procuraram nosso mandato, precisando de UTI”, conta o vereador.
Raério diz ser necessário levantamento de quantas pessoas morrem por dia, no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), por falta de UTI, o que ocorre não por falta de empenho dos servidores, mas por falta de estrutura.
Mais problemas
Ainda sobre saúde, o vereador alertou que o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAN do Bom Jardim) está há 30 dias sem fisioterapia, porque o sistema de ar condicionado está com defeito.
“Nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), além de falta de medicamentos e médicos, que saíram porque não recebem, falta aparelhos de Raios X, ultrassom, tomografia pelo município, o Estado não oferece ressonância magnética, e a população carente, que paga imposto caríssimo, não tem assistência adequada”, lamenta.