Vereador Tony Fernandes defende pessoas com deficiência visual

por Regy Carte publicado 10/08/2021 12h17, última modificação 10/08/2021 12h17
Parlamentar anunciou dois projetos e três indicações em favor desse público
Vereador Tony Fernandes defende pessoas com deficiência visual

Vereador Tony Fernandes na sessão desta terça-feira, 10: defesa da inclusão social (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (10), o vereador Cabo Tony Fernandes (SD) anunciou dois projetos e três indicações em favor de pessoas com deficiência visual e/ou baixa visão. As propostas, segundo ele, resultam de reivindicações, feitas em recente visita do parlamentar à Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró.

Um dos projetos de Lei objetiva instituir áudio descrição ou outro recurso tecnológico em eventos culturais patrocinados com recursos públicos. A intenção é possibilitar acesso ao conteúdo de exposições de fotos e de artes plásticas, por exemplo.

O outro projeto visa a criar a Bengala Verde como instrumento auxiliar de apoio e mobilidade e identificar pessoas com baixa visão (30% da visão). Também pretende orientar a sociedade, diminuir discriminação e dar mais autonomia a esse público alvo.

Indicações

O vereador Cabo Tony Fernandes também indica à Prefeitura de Mossoró sinalização horizontal e vertical e faixa de pedestres próximo ao centro de apoio ao deficiente visual; reforma da Praça Dom Costa, onde fica a unidade; e instalação de semáforos sonoros nas ruas Coronel Gurgel, Alfredo Fernandes e Augusto Severo, no Centro.

“Precisamos garantir mais acessibilidade a pessoas com deficiência visual, muitas vezes esquecidas pelo Poder Público e colocadas à margem da sociedade. Por isso, estamos ouvindo a representação desse público e transformamos esse diálogo em projetos de Lei e indicações”, informa o parlamentar.