Vereadora Larissa lembra o dia da conquista do voto feminino no Brasil

por Sérgio Oliveira publicado 24/02/2021 14h43, última modificação 24/02/2021 14h43
Parlamentar entende que cota não é o suficiente para estimular participação das mulheres
Vereadora Larissa lembra o dia da conquista do voto feminino no Brasil

Vereadora Larissa Rosado na sessão ordinária do dia 24 de fevereiro de 2021. Foto: Edilberto Barros

As mulheres, a cada ano, conquistam mais e merecidos espaços em todos os seguimentos, porém é preciso lembrar daqueles registros históricos que marcam a luta feminina, que serviu como base para as atuais conquistas. Seguindo essa linha de entendimento, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) registrou, em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, comemorado neste 24 de fevereiro.

No dia 24 de fevereiro de 1932, as mulheres deram mais um passo para a conquista do voto feminino. “Anos antes tivemos a mossoroense professora Celina Guimarães já inscrita como eleitora não só do Brasil, e sim da América Latina, porém os votos do período foram anulados”, lembrou Larissa. No ano de 1932, mesmo com o direito ao voto, as mulheres só poderiam exercer essa condição se fossem casadas e ainda precisavam da autorização do marido. Porém, em 1934, veio a conquista definitiva, com o direito ao voto feminino garantido pela Constituição.

Fazendo um breve histórico local, Larissa lembrou da primeira mulher vereadora em Mossoró, a professora Eloisa Leão Viana. Aproveitou para lamentar que ao longo da história do legislativo mossoroense foram apenas 21 mulheres vereadoras e apenas duas que chegaram ao cargo de presidente da casa, Maria Lúcia e Izabel Montenegro. “Essas mulheres abriram as portas para que outras mulheres pudessem participar da luta por espaços nos sindicatos e na vida pública, por isso é preciso fazer esse resgate na história”, reforçou.

Ainda se debruçando sobre alguns números, a vereadora citou que no Rio Grande do Norte 22 cidades são administradas por mulheres eleitas prefeitas no pleito do ano passado. E em termos de governo estadual, o Rio Grande do Norte é o único administrado por uma mulher no Brasil, governadora Fátima Bezerra. Entre as capitais do país, apenas Palmas, no Tocantins, tem uma mulher como prefeita.

Votos de pesar

Durante seu pronunciamento na tribuna da sessão da quarta-feira, 24, utilizando o espaço no pequeno expediente, a vereadora Larissa Rosado registrou com pesar a morte de Valney Moreira, considerada por ela um tio. Larissa se solidarizou com sua prima Vâni (esposa de Valney) e os filhos do casal: Luiz Gustavo, Maria da Saudade (ex-secretária de saúde do município de Mossoró) e Camila.