Obras realizadas através do Finisa são debatidas na Câmara

por Amanda Santana Balbi publicado 26/08/2020 13h05, última modificação 26/08/2020 13h52
Financiamento foi firmado entre Prefeitura e Caixa Econômica
 Obras realizadas através do Finisa são debatidas na Câmara

Vereadores na sessão ordinária desta quarta-feira, 26 de agosto. Foto: Edilberto Barros

As obras da Prefeitura, financiadas através do empréstimo firmado entre a Prefeitura de Mossoró e a Caixa Econômica Federal para a realização de obras de infraestrutura na cidade, foram motivo de debate, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 26 de agosto.

O Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que foi solicitado pelo Poder Executivo em 2019, e autorizado pela Câmara, foi questionado por alguns vereadores que consideram que o empréstimo precisa ser melhor empregado.

De acordo com Petras (DEM), algumas obras estão paralisadas e precisam ser retomadas com urgência. “São praças, Unidades Básicas de Saúde e outros equipamentos públicos que precisam urgentemente serem recuperados. Um exemplo é a praça da Pirâmide e a construção do Posto de Saúde do bairro Pereiros”, afirmou.

Ozaniel Mesquita (DEM) lembro ainda que, além das obras de infraestrutura, parte do Finisa deveria ser utilizado para a construção da sede própria da Câmara Municipal. “E nenhum recurso foi enviado para a Câmara para a realização dessa obra tão necessária”, disse.

Já o vereador Alex Moacir (PP) destacou que as obras estão sendo realizadas. “Podemos ver obras sendo realizadas por toda a cidade. E muitas outras ainda vão ser iniciadas e já estão no planeamento da Prefeitura, graças ao empréstimo autorizado por esta Casa”, disse.

Pró-transporte

Ainda na sessão ordinária de hoje, a presidente da Câmara, vereadora Izabel Montenegro, relatou que, além das obras realizadas através do Finisa, a Prefeitura recuperou os recursos do Pró-Transporte, programa do Governo Federal.

“Por causa de falhas da gestão passada, Mossoró tinha perdido o recurso do Pró-Transporte e a secretária Kátia Pinto conseguiu, com muita luta, recuperar estes recursos. E podemos ver os benefícios em vários bairros, com o calçamento de ruas que há anos eram cobrados pela população”, afirmou Izabel.