Vereadores defendem mais educação, social e saúde contra drogas
Frente Parlamentar de Prevenção e Cuidado às Drogas realizou reunião, nesta quinta-feira, 11 (foto: Edilberto Barros/CMM)
Na reunião da Frente Parlamentar de Prevenção e Cuidado às Drogas, hoje (11), na Câmara Municipal de Mossoró, vereadores presentes defenderam reforço de políticas públicas contra a dependência química. Presidida pelo vereador Isaac da Casca (MDB), a Frente Parlamentar reuniu diversos segmentos no debate contra o problema.
O vereador Tony Fernandes (SDD) destacou fala, feita na reunião, de que Mossoró tem mais presídios do que Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/AD). Defendeu psicólogos e assistentes sociais nas escolas e extensão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) na rede municipal de ensino.
Na mesma linha, seguiu a vereadora Marleide Cunha (PT). Disse ter testemunhado, como professora, a importância do Proerd, com ênfase em saúde, social e educação. “Precisamos de psicólogos e assistentes sociais nas escolas. O professor não dar mais conta do sozinho à atual complexidade da sociedade”, reforçou.
Já o vereador Paulo Igo (SDD) reivindicou a reativação do Conselho Municipal de Políticas contra as Drogas, segundo ele, criado em 2026, mas sem atividade. “Falta atenção do Poder Público Municipal, talvez porque não gera voto. Porque, se gerasse, o Proerd estaria nas escolas municipais”, criticou.
Por sua vez, o vereador Omar Nogueira (Patriota) disse ser precário o atendimento social público em Mossoró. “Convidou os presentes para uma visita ao Cras do Bom Jardim (Centro de Referência de Assistência Social). O descaso é total. De cortar coração”, denunciou, ao pedir atenção às pessoas em situação de rua.
No encerramento da participação dos parlamentares, o vereador Professor Francisco Carlos (avante) defendeu união de forças, por entender que o problema das drogas não deve ser discutida de forma isolada. Segundo ele, mesmo sendo problema saúde, segurança, educação, não pode ser discutido apenas sob cada uma dessas óticas.
Outros vereadores, como Genilson Alves (Pros), também participaram da reunião, a primeira da Frente Parlamentar de Prevenção e Cuidado às Drogas, composta por Isaac da Casca (presidente), Tony Fernandes (vice-presidente) e Paulo Igo e Marleide (membros). “Vamos dar sequência ao debate, fazer visitas in loco e trabalhar em rede”, assegura Isaac.
Na reunião, outros participantes também contribuíram ao debate. É o caso do professor Carlos Alberto de Almeida; Jean (Narcóticos Anônimos), professora Suzaneide Ferreira da Silva (Secretaria Municipal de Assistente Social), professor Carlos Eduardo (Uern), Saulo Spinelli (representante do deputado estadual Adjuto Dias), Karenine Fernandes (psicóloga), Jemima Miranda (Centro Social Herois da Fé), Francisco Benevides e Pastor Genivan.